Pesquisar este portal

06 março, 2021

Restrições a armas nos EUA: governo Biden terá dificuldade para aprovar medidas



*LRCA Defense Consulting - 06/03/2021

Apesar das intenções do governo democrata de Joe Biden no sentido de restringir as armas nos EUA - especialmente fuzis automáticos e semiautomáticos, metralhadoras e submetralhadoras, e carregadores de grande capacidade, além de pretender impor normas burocráticas que dificultem a posse e/ou o porte delas - especialistas americanos no assunto afirmam que qualquer esperança de uma nova era de restrições a armas de fogo será de difícil aprovação, devido à mesma polarização em Washington que atrapalhou esforços semelhantes em administrações anteriores.

Todas essas medidas exigirão que o Congresso aja e, independentemente do partido que detém a maioria, será difícil conseguir o número suficiente para aprovação. Um dos principais motivos é porque os problemas se tornaram muito polarizados. Anos atrás, a política de armas ultrapassou as linhas partidárias e era mais fácil para republicanos e democratas encontrarem um terreno comum.

"Costumava ser uma questão transversal, costumava haver democratas que eram muito pró-armas e legisladores democratas que conquistaram distritos em parte por suas opiniões pró-armas", disse Matt Grossmann, professor associado da Michigan State University e diretor do Instituto de Políticas Públicas e Pesquisa Social que acompanha a política de armas. "E você simplesmente não tem mais isso." 

Por outro lado, em questões constitucionais, a Suprema Corte americana é hoje dominada por republicanos, o que dificultaria, em tese, a aprovação de medidas mais restritivas que afrontassem o direito e a liberdade previstos na Segunda Emenda à Constituição Americana.

Além disso, os EUA não é um país de esquerda e não o será sob o governo dos democratas. A população é bastante consciente e vigilante sobre os valores maiores que embasam sua pátria, sendo um erro crasso confundir a imensa maioria dos democratas norte-americanos com esquerdistas do tipo que se encontra na América Latina.

Portanto, esta Consultoria acredita que, mesmo com o controle total do Executivo e do Legislativo, medidas mais restritivas serão de difícil implementação, haja vista a liberdade permitida pela Segunda Emenda à Constituição, o estilo de vida americano e os resultados de uma recente pesquisa Gallup divulgada no final de 2020. Esta pesquisa mostrou que o apoio a leis mais rígidas sobre armas caiu para seus níveis mais baixos desde 2016.

A seguir, foram reproduzidos dois artigos recentes que evidenciam as dificuldades que o atual governo americano encontrará para tentar concretizar suas intenções.

 18 estados americanos já permitem porte de armas sem licença

*Zbroya Info - 04/03/2021

Recentemente, escrevemos que Utah está se preparando para se tornar o 17º estado americano em que nenhuma autorização para o porte de arma  é necessária e, outro dia, o governador Spencer Cox assinou o projeto de lei.

E poucos dias depois, outro estado se juntou aos outros 17 - o governador de Montana, Greg Gianforte, assinou um projeto de lei semelhante que permite que os cidadãos que tenham completado 18 anos portem armas de forma oculta.

Os legisladores de Montana foram mais longe e até baniram "zonas livres de armas" em áreas densamente povoadas de cidades, bancos e bares, e restringiram os direitos das instituições de ensino superior de estabelecer tais zonas.

Além disso, a Câmara dos Representantes de Indiana também votou pelo porte sem licença de armas. Esta iniciativa foi contestada por grupos de aplicação da lei, que perderão até US $ 3,5 milhões em receita anual com licenças de armas ocultas, cada uma valendo US $ 50 por 5 anos.

O próximo passo é votar no Senado, onde os republicanos têm cadeiras. E se depois disso o governador assinar o projeto de lei, Indiana será o 19º estado onde autorização para o porte da arma não é necessário.

Em 1º de novembro, Oklahoma tornou-se oficialmente o 16º estado no qual você não precisa de uma autorização ou licença para portar uma arma para autodefesa.

A lei, aprovada com o apoio da NRA, permite que todos os cidadãos cumpridores da lei portem armas, tanto aberta como secretamente.

“O governo existe para o povo, não o contrário. Esta lei concede aos residentes que cumprem a lei de Oklahoma o direito de autodefesa sem ter que pedir ao governo com antecedência. Este direito não deve ser concedido pelo governo, pois é fundamental e natural ”, afirmou o Diretor Executivo do NRA-ILA, Jason Wieme.

Demorou quase 10 anos para que a NRA e a Associação local elaborassem e adotassem esse projeto de lei em apoio à Segunda Emenda.

A lista completa de estados que não requerem autorização é a seguinte: Alasca, Arizona, Arkansas , Idaho , Kansas, Maine, Mississippi, Missouri , Oklahoma, Dakota do Sul , Vermont, West Virginia, Wyoming, New Hampshire e Dakota do Norte.

===xxx===

Tribunal de Apelações de Washington anula por unanimidade a lei de controle de armas local


 *Washington Free Beacon - 24/02/2021

Um tribunal de apelações de Washington derrubou uma lei local onerosa para o armazenamento de armas em uma vitória dos ativistas da Segunda Emenda, que impuseram uma lei estadual destinada a impedir que leis rígidas sobre armas surjam em localidades liberais.

O Tribunal de Apelações do Estado de Washington decidiu por unanimidade que Edmonds, Washington, violou a lei estadual ao instituir regras sobre como as pessoas devem armazenar armas de fogo dentro de suas próprias casas. O decreto entra em conflito com uma lei que impede as localidades de fazerem seus próprios regulamentos sobre armas. Os ativistas da Segunda Emenda avançaram com as chamadas leis estaduais de preempção para proteger os proprietários de armas de ter que navegar em uma colcha de retalhos de regulamentos locais. Os ativistas do controle de armas se opuseram a essas leis por serem muito restritivas às autoridades locais.

A Second Amendment Foundation e a National Rifle Association, que conjuntamente entraram com a ação contra a portaria, aplaudiram a decisão.  

"A decisão de hoje é uma vitória importante para o povo de Washington", disse Lars Dalseide, porta-voz da NRA para o estado de Washington, em um comunicado.

Alan Gottlieb, fundador da Fundação da Segunda Emenda, disse ao  Washington Free Beacon que  a vitória também "ajudará a causa de proteção da preempção nacionalmente". Os defensores do controle de armas têm pressionado cidades e localidades em Washington e em todo o país a aprovar restrições a armas em um esforço para testar os limites das leis de preempção. Eles tiveram pouco sucesso em contorná-los ou derrubá-los até agora e Gottlieb disse que a vitória de segunda-feira apenas fortalecerá o caso legal para as leis de preempção estaduais.

O prefeito de Edmonds, Mike Nelson, não retornou um pedido de comentário.

Ativistas entraram com processos para desafiar as leis de controle de armas em outras cidades. Eles estão confiantes de que o precedente estabelecido no processo de Edmonds terá um efeito dominó em outras fortalezas democratas no estado. Gottlieb disse que a decisão fornece mais munição no caso dos grupos de armas  contra um decreto-lei de armazenamento de armas em Seattle .

"Temos um processo muito semelhante contra a cidade de Seattle, em um decreto, que é quase idêntico a este", disse Gottlieb. "Vai ser extremamente útil para nós."

Gottlieb disse que a vitória ajudará em casos semelhantes em todo o país, mas é improvável que os defensores do controle de armas abandonem a pressão por decretos locais sobre armas em um futuro próximo.

"Não espero que abrandem e desapareçam", disse Gottlieb. "Eles odeiam a preempção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque