Pesquisar este portal

19 abril, 2021

A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana: tudo o que você precisa saber


*African Military Blog - 04/04/2021

A frota do A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana deve chegar ao país em meados de julho e depois. O A-29, junto com o recém-entregue JF-17 Thunder, irá formar o núcleo do componente aéreo ofensivo da Força Aérea Nigeriana (NAF), particularmente como parte da operação conjunta de contraterrorismo em andamento.

Este artigo detalha o cronograma do A-29 Super Tucano, desde o dia em que o negócio foi fechado até o dia da entrega, que foi definido em julho de 2021.

A-29 Super Tucano

O EMB 314 Super Tucano, (nome de exportação A-29), é uma aeronave turboélice de ataque leve projetada e construída pela Embraer do Brasil como uma aeronave de combate de baixa intensidade projetada para ser um sistema de baixo custo capaz de uma variedade de missões, incluindo ataques ao solo, funções de interdição aérea, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), bem como funções limitadas de defesa aérea (contra helicópteros e aeronaves leves turboélice).

Força Aérea Nigeriana A-29 Super Tucano em esquema de camuflagem na selva. (Imagem da USAF)

A aeronave é capaz de cumprir essas missões com uma infinidade de armamentos, como munições guiadas com precisão, bombas, foguetes e metralhadoras.

Para atender às demandas de exportação, além de sua fábrica no Brasil, a Embraer montou uma linha de produção nos Estados Unidos em conjunto com a Sierra Nevada Corporation para fabricar A-29s.

Com mais de 10 anos em ação, o Super Tucano conquistou um excelente recorde de desempenho com mais de 230.000 horas de voo e 30.000 horas de combate. Segundo a Embraer, o A-29 Super Tucano é usado atualmente por 10 forças aéreas.

Contrato do Super Tucano A-29 da Força Aérea Nigeriana

Em novembro de 2018, a SNC recebeu um contrato de Vendas Militares Estrangeiras de $ 329 milhões do governo dos Estados Unidos para construir 12 A-29 Super Tucanos para a Força Aérea Nigeriana.

O negócio do Super Tucano teve seus próprios problemas. Em 2015, a liderança das Forças Armadas tomou a decisão de substituir a plataforma do jato Alpha pelo mais novo A-29 Super Tucano, mas os Estados Unidos vetaram o negócio, citando questões de direitos humanos com os militares. Os EUA também impediram Goodluck Jonathan de adquirir os helicópteros Boeing CH-47 Chinook e Bell AH-1Z de Israel em janeiro de 2015.

Um ato conhecido como “Lei Leahy” proíbe o setor de defesa dos Estados Unidos de fornecer assistência militar a países envolvidos em violações de direitos humanos. O Governo dos Estados Unidos da época declarou que não estava satisfeito com as medidas adotadas contra os acusados ​​de abusos de direitos humanos nas áreas operacionais do Nordeste.

Valor do contrato do A-29 Super Tucano com a Nigéria

Depois que a questão foi resolvida e os EUA relaxaram sua posição, o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) em dezembro de 2018 concedeu à Serra Nevada Corporation (SNC) $ 329,08 milhões por 12 aeronaves, com mais US $ 15,65 milhões reservados para infravermelho voltado para o futuro ( FLIR) sensores em seis aeronaves.

O valor total foi de $ 593 milhões e o negócio incluiu bombas guiadas Paveway II, foguetes guiados a laser, munição de 12,7 mm, bombas não guiadas e sensores infravermelhos.

Além da aeronave, o contrato atual de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) incluiria tecnologias de treinamento em solo, sistemas de planejamento de missão, sistemas de avaliação de missão, peças sobressalentes, equipamento de apoio em solo, equipamento de missão alternativo, bem como apoio de contratado dos EUA.

Armas A-29 Super Tucano

Conforme o programa A-29 progredia, a plataforma multi-missão mostrou que era capaz de realizar vários tipos de funções de combate com pequenas modificações.

A aeronave A-29 Super Tucano ganhou a capacidade de abater drones , mísseis de cruzeiro e aeronaves leves depois que um de seus sistemas de armas integrais, o AGR-20A Advanced Precision Kill Weapon System (APKWS) abateu um drone durante o teste no seu Air Base da Força Aérea de Eglin do 85 Esquadrão de Teste e Avaliação do Comando de Combate, em 2019.

O Advanced Precision Kill Weapon System (APKWS) é um sistema de foguete ar-superfície semi-ativo guiado a laser de 70 mm, comprovado em combate, projetado e fabricado pela BAE Systems em colaboração com o governo dos Estados Unidos.

Originalmente desenvolvido como uma arma ar-solo de baixo custo e baixo dano colateral, devido ao seu alcance limitado, o AGR-20A pode ser usado apenas em curto alcance e em boas condições climáticas.

O Advanced Precision Kill Weapon System (APKWS) e as bombas guiadas GBU-58 Paveway II fazem parte do pacote de armas das 12 aeronaves de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana.

Voo inaugural do A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana

No ano passado, o primeiro turboélice de ataque leve A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana realizou seu vôo inaugural nas instalações de produção da Flórida em 17 de abril.

Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança afirmou durante o vôo que “ a aeronave atendeu ou excedeu todos os requisitos e estamos muito satisfeitos com o sucesso do vôo”, afirmou Ed Topps, vice-presidente de Sistemas Táticos de Aeronaves e programas da Área de negócios IAS da SNC. “A SNC e nosso parceiro, Embraer, estão certos de que a Força Aérea da Nigéria ficará satisfeita com essas aeronaves.”

Após o vôo inaugural bem-sucedido do A-29 Super Tucano, a Base Aérea de Moody, na Geórgia, hospedou uma missão estadual para treinar pilotos e pessoal de manutenção da Força Aérea Nigeriana. O 81º Esquadrão de Caça, um esquadrão de treinamento de Apoio Aéreo Leve A-29 existente no ano passado, começou a treinar pessoal da Força Aérea Nigeriana para empregar com segurança e eficácia as aeronaves A-29.

 Os assessores da Força Aérea dos Estados Unidos fornecerão instrutores e operadores de vôo, manutenção de aeronaves e dispositivos de treinamento em solo para apoiar o treinamento do pessoal nigeriano. 

Aproximadamente 100 militares nigerianos, civis e contratados necessários para apoiar o treinamento em 12 aeronaves realizaram o treinamento na base aérea de Moody, eles mais tarde se tornarão instrutores.

Instalações do A-29 Super Tucano na Nigéria

Em setembro de 2020, foi revelado que o A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana operará a partir da Base Aérea de Kainji, localizada no estado ocidental do Níger, no extremo sul do Lago Kainji.

A Força Aérea dos Estados Unidos então começou a construir as instalações necessárias para apoiar a nova asa aérea A-29 Super Tucano da Nigéria. O contrato para a construção foi concedido pela Divisão de Construção de Vendas Militares Estrangeiras da Diretoria de Assistência à Segurança e Cooperação da Força Aérea dos EUA para o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, Distrito da Europa, no valor de $ 36,1 milhões.

As novas instalações suportarão doze aeronaves A-29 e incluirão a construção de uma nova plataforma de carga quente de aeródromo, perímetro e cercas de segurança, montagem e armazenamento de munições, armazenamento de armas pequenas, um edifício de asa de anexo de vôo para treinamento em simulador, iluminação de aeródromo e várias melhorias no pátio do aeródromo, estacionamento, hangar e pontos de controle de entrada, diz uma declaração à imprensa do Centro de Gestão do Ciclo de Vida da Força Aérea em 28 de agosto.

Os militares dos Estados Unidos também contrataram uma empresa americana Relyant Global para atualizar rapidamente a futura casa da aeronave de combate Super Tucano A-29 na base aérea de Kainji.

O contrato para a construção foi concedido pela Divisão de Construção de Vendas Militares Estrangeiras da Diretoria de Assistência à Segurança e Cooperação da Força Aérea dos EUA para o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, Distrito da Europa, no valor de $ 36,1 milhões.

Hackers vazam dados do A-29 Super Tucano da Nigéria

Mais tarde, a Embraer sofreu um revés quando hackers conseguiram acesso e vazaram alguns dos arquivos privados da empresa brasileira depois que a Embraer se recusou a negociar e pagar os pedidos de resgate.

Esse incidente ocorreu na madrugada do dia 30 de dezembro, dados roubados do site incluem amostras de dados de funcionários, contratos comerciais, fotos de simulações de voo, código-fonte, entre outros.

4,4 MB de dados do Programa A-29 da Nigéria também foram roubados, que, de acordo com a ZDNet, foram compartilhados na dark web por RansomExx (também conhecido como Defray777 ), uma gangue de ransomware.

A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria pronto para entrega

Até agora, no mês passado, o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USAGE) estabeleceu recentemente uma presença permanente na África para supervisionar os principais projetos do Comando da África dos EUA (AFRICOM), que incluíram a construção de novas instalações para a asa A-29 Super Tucano na Base Aérea de Kainji . ”

Adewale Adelakun, engenheiro de projetos do distrito da Europa dos EUA, começou a abrir seu escritório em novembro de 2020 e agora está totalmente instalado.

“Estar lá no continente é um grande passo em frente para entregar uma construção de alta qualidade aos nossos stakeholders”, disse Adelakun.

Os EUA estão trabalhando para entregar A-29 Super Tucanos às Forças Armadas da Nigéria, e os pilotos nigerianos estão atualmente treinando nessa aeronave com pilotos da Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Moody, na Geórgia, EUA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque