Pesquisar este portal

03 abril, 2021

A mudança para o silêncio: por que o Embraer E2 está ganhando

O Embraer E2 é mais do que apenas uma reiteração do popular E-Jet. É um design simples que pegou cada elemento do E-Jet original e o tornou muito melhor. Além de alcançar uma eficiência de combustível de 17,5% melhor, o E2 superou seus concorrentes em outro campo importante - operação silenciosa.

O avião de corredor único mais silencioso E2
A família Embraer E2 é oficialmente o jato de corredor único mais silencioso do mundo. Foto: Embraer

*Simple Flying, por Joanna Baylei - 02/04/2021

A aeronave de corredor único mais silenciosa do mundo

O desenvolvimento do Embraer E2 veio com algumas atualizações notáveis. A asa totalmente nova, os motores maiores e mais eficientes, a menor queima de combustível ... todos desenvolvimentos excelentes. Mas a Embraer silenciosamente alcançou algo ainda mais especial com este jato regional - ele é agora, oficialmente, o jato de corredor único mais silencioso do mundo.

As regulamentações de ruído, conforme certificadas por reguladores como a EASA e a FAA, são publicadas em capítulos. Na década de 1960, o Capítulo 2 estava em vigor, que foi reduzido ao Capítulo 3 no final dos anos 1970 e exigia uma redução de cerca de 20 EPNdB (ruído percebido efetivo em decibéis). Em 2008, o Capítulo 4 foi introduzido, o que exigia que os níveis de ruído fossem reduzidos em 10 EPNdB em relação ao Capítulo 3.

O avião de corredor único mais silencioso E2
Foto: Embraer

O Embraer E2 sempre foi compatível com os regulamentos do Capítulo 4. Mas, quando o Capítulo 14, o padrão atual para novas aeronaves, foi introduzido, ele exigiu uma redução adicional de 7 EPNdB. Em agosto e outubro de 2020, o E2 foi certificado como compatível com os novos regulamentos do Capítulo 14 pela EASA e pela FAA, respectivamente.

Não foram necessárias alterações ao E2 para atingir esta conformidade. Tão cuidadoso e detalhado foi o design desta aeronave que atendeu imediatamente aos padrões de conformidade. A certificação nada mais era do que um exercício de papel, porque o avião tinha sido preparado para o futuro desde o início.

O avião de corredor único mais silencioso E2
Foto: Embraer

A Embraer sempre se esforçou para preparar seus produtos para o futuro. Na verdade, quando o E-Jet original foi projetado, sua pegada de ruído foi acima e além dos requisitos dos padrões do 'Capítulo 3' que estavam em vigor na época. O E-Jet, apesar de ter sido certificado durante o Capítulo 3 vezes, agora foi recertificado como compatível com os requisitos do Capítulo 4, sem necessidade de alterações físicas.

Quão silencioso está?

Em comparação com outros narrowbodies no mercado, o Embraer E2 supera todos eles com sucesso. Seu concorrente próximo, o Airbus A220-300, é 11% mais barulhento quando medido em EMPdB do que o E195-E2.

Outros exemplos o veem competindo bem com outras aeronaves de nova tecnologia e superando notavelmente os aviões mais antigos. O E190-E2, por exemplo, mede 28% menos percepção de ruído do que o A321neo, e surpreendentemente 50% menos ruído do que o A321ceo original.

O avião de corredor único mais silencioso E2
Foto: Embraer

A poluição sonora é uma das maiores causas de reclamações da comunidade sobre a aviação. À medida que os aeroportos cresceram e se expandiram, os residentes locais tornaram-se mais afetados pelo ruído. Dessa forma, organizações como a ICAO priorizam a limitação do ruído das aeronaves.

O avião de corredor único mais silencioso E2
A Embraer comprovou efetivamente o futuro do E2 com seus recursos de redução de ruído. Foto: Embraer

O E2 é tão silencioso que os passageiros a bordo do E190-E2 da Widerøe solicitaram que a tripulação de cabine mantivesse suas vozes baixas, pois suas conversas podiam ser ouvidas por toda a cabine. Jon Howell, da Aviadev, gravou um podcast a bordo do E2 'Techlion' enquanto sobrevoava a África - algo que seria uma luta na maioria das aeronaves narrowbody.

O que há de tão bom em uma aeronave silenciosa?

Embora haja claramente algumas vantagens para os passageiros a bordo e para as pessoas em terra em ter uma aeronave mais silenciosa, o que há de tão bom nisso do ponto de vista de uma companhia aérea? Bem, existem alguns benefícios importantes, principalmente em termos de eficiência de combustível.

Luís Carlos Affonso é responsável pelo Desenvolvimento de Engenharia e Tecnologia de todas as Unidades de Negócios da Embraer e também pela Estratégia Corporativa. Falando exclusivamente à Simple Flying, ele explicou muito claramente porque operar um avião silencioso é uma coisa boa. Ele disse,

“O ruído é energia. Se você está fazendo barulho, está desperdiçando energia. Um avião silencioso é um avião eficiente. ”

É algo que todos nós podemos entender, mas talvez nunca tenhamos percebido antes. Quando a Embraer buscava tornar o E2 mais silencioso, grande parte do trabalho que realizou também tornou o avião mais econômico em termos de combustível. Por exemplo, o ruído do poço da roda foi eliminado com a adição de uma tampa feita sob medida. Isso melhorou a aerodinâmica do avião e, portanto, ajudou a queimar menos combustível também.

O avião de corredor único mais silencioso E2
As rodas expostas do E-Jet estavam criando ruído e ineficiência. Foto: Embraer
O avião de corredor único mais silencioso E2
Ao cobri-los, a Embraer conseguiu reduzir o ruído e também fez com que o avião consumisse menos combustível. Foto: Embraer

Mas não é apenas a queima de combustível que reduz as despesas operacionais. As companhias aéreas podem acabar pagando menos impostos ao levar uma aeronave mais silenciosa aos aeroportos. Por exemplo, em London Heathrow, as 'taxas de ruído' cobradas pelo aeroporto foram reduzidas de £ 1.692 ($ 2.339) para £ 484 ($ 669) para o E2 quando ele passou da certificação do Capítulo 4 para o Capítulo 14. É uma redução de 72%.

O avião de corredor único mais silencioso E2
Foto: Embraer
null

As aeronaves mais silenciosas também proporcionam às companhias aéreas mais flexibilidade em termos de aeroportos para os quais podem voar. Os aeroportos do centro da cidade são convenientes para os passageiros, mas geralmente possuem um controle de ruído muito restritivo para evitar perturbações à população local. London City é um excelente exemplo disso, que trouxe um Esquema de Categorização de Ruído de Aeronave (ANCS) em 2018 para limitar as aeronaves que voam lá.

Nem é preciso dizer que o E2 (e o E-Jet original) permanecem em conformidade com o ANCS da cidade de Londres. Quem já voou dentro ou fora do aeroporto verá o pátio cheio de Embraers, com seu baixo ruído e certificação de aproximação íngreme garantindo seu lugar no aeroporto.

Embraer no LCY
O Aeroporto London City sempre tem muitos Embraers por perto. Foto: Getty Images

No ponto de desenvolvimento, o E2 tinha como objetivo uma redução de ruído de 14 - 15 EPNdB em relação ao E-Jet original. Na verdade, atingiu uma redução de 19 - 20 EPNdB. Essa superação dos padrões é a marca de um grande fabricante e motivo de orgulho para a Embraer. A empresa continua otimista de que, à medida que novas regulamentações entrarem em vigor para controlar o ruído e a poluição, o E2 continuará em conformidade por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque