Pesquisar este portal

05 abril, 2021

Sistema Gênesis é testado no Comando de Artilharia do Exército


*LRCA Defense Consulting - 05/04/2021

No período de 15 a 26 de março, foram realizados, no Comando de Artilharia do Exército, os testes de comunicação para a integração do Sistema Gênesis. A atividade teve a participação de profissionais da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, do Comando de Operações Terrestres, da Indústria de Material Bélico (IMBEL) e da empresa L3Harris.

O Sistema Gênesis, desenvolvido pela IMBEL e pela L3Harris, é um sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro nível Brigada, que objetiva substituir os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de apoio de fogo das armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Dotado de equipamentos robustecidos, apropriados para o emprego em campanha, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.

Esse sistema torna o apoio de fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, o Sistema Gênesis é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas. Inteiramente em português e contando com interfaces intuitivas, ele constitui uma valiosa ferramenta de adestramento e instrução, seja no terreno ou em sala de aula.

A L3Harris Technologies, parceira da IMBEL no Sistema Gênesis, é uma empresa americana de tecnologia, empreiteira de defesa e prestadora de serviços de tecnologia da informação que produz sistemas e produtos C6ISR, equipamentos sem fio, rádios táticos, aviônicos e sistemas eletrônicos, equipamentos de visão noturna e antenas terrestres e espaciais para uso no setores governamentais, de defesa e comerciais. Suas especialidades saõ: soluções de vigilância, armamento de microondas e guerra eletrônica. Foi formado a partir da fusão da L3 Technologies (anteriormente L-3 Communications) e Harris Corporation, em 29 de junho de 2019, e acredita-se que seja a sexta maior empreiteira de defesa do mundo.

Participantes
A atividade contou com a presença do Diretor Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil, General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli, do Vice-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil, General de Divisão Expedito Alves de Lima, do Comandante do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Brigada Ivan Sousa Corrêa Filho, do Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Marcelo Gurgel do Amaral Silva, do Gerente do Programa Estratégico do Exército - Obtenção da Capacidade Operacional Plena, General de Brigada Dênis Taveira Martins, do Gerente do Projeto Integração Gênesis, General de Brigada Amadeu Martins Marto, do representante do Comando de Operações Terrestres, Coronel de Artilharia Moises da Paixão Junior, e de representantes das empresas Imbel, L3Harris e de militares da Companhia de Comando e Controle do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Durante todo o transcurso da atividade, todas as diretrizes, orientações e medidas de combate à pandemia causada pelo coronavírus foram respeitadas.

(Com informações do Exército Brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque