Pesquisar este portal

19 maio, 2021

Embraer apresenta o seu Hangar Sustentável F-210


*LRCA Defense Consulting - 19/05/2021

Pode parecer branco por fora, mas o interior do hangar F-210 do complexo Ozires Silva da Embraer, em São José dos Campos, é muito verde. Ecologicamente correto. O prédio é onde a Embraer pinta aeronaves antes que elas obtenham suas asas.

Nos últimos três anos, a Embraer tornou o hangar mais sustentável para que use menos energia, reduza o lixo e as emissões tóxicas e economize dinheiro. 
As melhorias estão em quatro áreas.

Energia fornecida pelo Sol
O Hangar Sustentável agora tem 964 painéis solares cobrindo 2.791 m2 que geram eletricidade suficiente por ano para abastecer 40 residências. Os novos painéis economizam 360 MWh de energia e 157 toneladas de CO2 por ano, emissões que seriam produzidas com a energia gerada pelos outros sistemas. Os custos operacionais anuais são cerca de US $ 38.000 mais baixos.

Painéis solares

Os painéis fotovoltaicos são extremamente duráveis ​​e durarão mais de 30 anos.

Economizando Água Preciosa
O Hangar F-210 possui reservatório de água de 20m3 para tratar as emissões atmosféricas que são um biproduto do processo de pintura. Em vez de obter toda a água de uma linha de abastecimento, foi instalado um tanque que coleta a água da chuva.

tanque de água

O novo tanque reduz o consumo de água em 2.920m3 por ano.

Troca das lâmpadas
A iluminação do hangar agora usa lâmpadas LED mais duráveis, eficientes em termos de energia e mais brilhantes. Em comparação com as lâmpadas fluorescentes anteriores, elas requerem 49% menos energia e economizam 32.256 kWh e 2,7 toneladas de CO2 por ano. As luzes LED também economizam dinheiro. Elas duram 4 vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes (10 anos vs. 2,5 anos).

Lampadas de led

As lâmpadas LED requerem metade da energia (6,6 kW) das lâmpadas fluorescentes (13 kW).

Lâmpadas LED 2

Com lâmpadas LED, a câmara de pintura é agora 3 vezes mais brilhante (829 lux vs. 269 lux.)

Melhorando a automação
Desde que foi introduzido um novo software autocontrolado, a quantidade de tinta usada foi reduzida em 30% e as emissões de compostos orgânicos voláteis em 15%. Equipes de desenvolvimento de produto, engenharia de manufatura, automação industrial e fornecedores tornaram o processo de pintura mais exato, para que haja menos desperdício e menor custo. A qualidade da pintura acabada, no entanto, é ainda melhor do que antes.

Encontro de Mentes
O sucesso do projeto Hangar Sustentável se deve à colaboração de bombeiros, especialistas da empresa em infraestrutura, produção, meio ambiente, ergonomia, manutenção e grupo comercial. Os resultados são tão impressionantes (eles renderam à Embraer uma Menção Honrosa do Prêmio de Mérito Ambiental da Federação das Indústrias do Brasil) que a empresa espera adotar melhorias verdes semelhantes em outros hangares.

*Com informações da Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque