Pesquisar este portal

23 junho, 2021

Nauru, um drone brasileiro para missões de Segurança e Defesa


*LRCA Defense Consulting - 23/06/2021

Com fábrica em São Carlos (SP), um dos principais polos aeronáuticos do Brasil, e prestes a inaugurar uma nova fábrica em Itajubá (MG), a XMobots (acrônimo de Xtreme MObile RoBOTS) vivencia atualmente o momento de maior expansão de sua história. Um dos grandes diferenciais que possibilitaram esse crescimento é o investimento constante em inovação. Com um time de P&D composto por mais de 60 engenheiros, a empresa desenvolve toda a mecânica, hardware e software presente em seus drones, sendo a única companhia do Brasil que desenvolve 100% das tecnologias presentes em seus RPA (Remotely Piloted Aircraft System - Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada). 

O Nauru 500C ISR - a aposta da XMobots para os setores de Segurança e Defesa - é um drone desenvolvido para missões de alto grau de complexidade, resultado de anos de altos investimentos em P&D e 100% fabricado no Brasil. Sua primeira versão  foi lançada em 2012 e, desde então, o RPA apresentou uma trajetória de marcos e superações surpreendentes. 

O Nauru tem sido o líder em muitas coisas, como o primeiro RPA a sobrevoar a região da Amazônia, o primeiro drone de tecnologia brasileira a obter um CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental - Certificado de Autorização para Voos Experimentais) da ANAC e o primeiro VTOL híbrido (decolagem e pouso vertical) desenvolvido no Brasil. Reflexo da força do DNA do XMobots, o Nauru representa o ponto onde o passado dos XMobots encontra seu presente, rompendo os limites da inovação.

Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight - além da linha visual) acima de 400 pés, o Nauru apresenta uma extraordinária autonomia de vôo de quatro horas. Sua alta capacidade de carga útil permite a incorporação de um sistema ISR completo (Inteligência, Vigilância e Reconnaissanse), tornando-se uma poderosa ferramenta em missões de Segurança e Defesa.

Clique na imagem abaixo e assista a reportagem "Tecnologia brasileira contra o crime é testada na fronteira", veiculada hoje pelo programa Meio Dia Paraná:


Pouso e decolagem em ambientes hostis

Para sobrevoar locais hostis, como bosques, rios e áreas urbanas de alto risco, as operações de ISR são fundamentais. Portanto, a XMobots desenvolveu para o Nauru um sistema híbrido no qual a aterrissagem e a decolagem são verticais (decolagem e pouso vertical) e seu vôo é possível graças ao motor a combustão.

É por isso que o Nauru combina o que há de melhor em tecnologia de drones: segurança e versatilidade VTOL, além da grande autonomia de um RPA de asa fixa.

Detectar, rastrear e identificar em tempo real
O Nauru 500C ISR apresenta todos os diferenciais dos drones XMobots, como os softwares XPlanner e XCockpit, RTK L1 L2 embutido de fábrica, XMB Autopilot e muitos outros. Porém, um dos grandes diferenciais do Nauru é sua configuração específica para aplicações ISR, tornando-o um RPA de alta eficiência em operações muito estratégicas.

Sistema para voo confidencial
Para missões de inteligência, a confidencialidade do voo é fundamental para o sucesso da missão. Para atender a essa demanda, a XMobots desenvolveu uma tinta de baixa detecção visual e um sistema de propulsão de baixa audibilidade.

Assim, o RPA é pintado em dois esquemas de cores para minimizar sua visualização pelos observadores no solo. A combinação de cores garante a baixa detectabilidade do RPA em voos a 2500 pés AGL. Opcionalmente, o cliente pode exigir gráficos específicos.

A inteligência por trás dos sensores
O Nauru 500C ISR apresenta captura e interpretação de dados em tempo real, considerado o que há de mais moderno em inteligência, vigilância e reconhecimento.

Este sistema é composto por dois sensores principais:
- Câmera estabilizada XSIS-EO
A câmera estabilizada XSIS-EO apresenta um sensor eletro-óptico (visível) acoplado a um giro-estabilizado gimbal por sistema inercial, permitindo missões ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition & Reconnaissance - Inteligência, Vigilância, Definição de Alvos e Reconhecimento) à luz do dia.

- Câmera estabilizada XSIS-EOLWIR
A câmera estabilizada XSIS-EOLWIR apresenta um sensor eletro-óptico (visível) e infravermelho térmico (LWIR), acoplado a um gimbal giro-estabilizado por sistema inercial que permite missões diurnas e noturnas ISTAR.

Sistema de Inteligância Artificial para ISR
As câmeras XSIS-EOLWIR podem ser conectadas a um processador de imagem externo para processar os seguintes recursos em tempo real:
- Rastreamento de pessoas, carros e navios;
- Rastreamento de múltiplos alvos;
- Indicador de alvo móvel;
- Notação de coordenadas estabelecidas;
- Georreferenciamento alvo.

Segurança e conforto para os operadores
Para operações superiores a três horas, o Nauru conta com um upgrade GCS (Ground Control Station - Estação de Controle Terrestre) multifuncional, desenvolvido para substituir o laptop tradicional em missões onde a ergonomia dos controles e instrumentação de visualização são essenciais para reduzir a carga de trabalho dos pilotos, garantindo o sucesso da missão.

O GCS traz três telas multifuncionais de 21,5" sensíveis ao toque que permitem a verificação de:
- Dados primários de instrumentação RPAS (XCockpit);
- Mapas móveis (coordenadas da aeronave; coordenadas do alvo, coordenadas do centro do FOV; alcance inclinado do alvo filmado; posição angular da notação do sensor EOIR; nível de zoom, tráfego aéreo, clima);
- Interface geral de comando.

Base móvel para missões estratégicas
Como atualização do sistema, o Nauru 500C ISR conta com um abrigo de operação de 2,5 toneladas, projetado para ser rebocado em veículos, como caminhões. Completamente autônoma, essa estrutura tem capacidade para armazenar 3 RPAs, 2 GDTs e 3 GCS, além de abrigar a equipe de operação durante as missões.

Apresenta ainda acesso à impressão digital, iluminação de emergência, ar condicionado e poltronas ergonômicas projetadas para garantir conforto ergonômico e térmico aos operadores, de forma a não aumentar o nível de estresse durante as operações.

Quando  configurada com  três GCS,  a operação é executada no seguinte forma:   
GCS 1: Operação remota de RPA 1
GCS 2: Operação de sensores e opção de redundâncias
GCS 3: Operação remota de RPA 2

Fly Beyond (Voar além)
Integrado de fábrica com um sistema de comunicação que permite operações de BVLOS em até 30km, o Nauru também apresenta um upgrade que permite um alcance de até 60km em condições ideais.

Saiba mais:
Qual a diferença entre drone, VANT e RPAS? 

*Com informações da XMobots 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque