Pesquisar este portal

28 junho, 2021

Superpolímero com grafeno e nióbio é estudado em Caxias do Sul

Foto: Victoria Ruzzarin


*Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24 e 25/06/2021

A união do grafeno – material à base de carbono considerado o mais leve e resistente que existe – com o metal nióbio, que apresenta aplicações industriais e comerciais, e cujo país é rico em reservas, é tema de estudos realizados na Universidade de Caxias do Sul, através da planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno UCSGRAPHENE e das empresas parceiras ZextecNano e Znano.

O objetivo das pesquisas é o desenvolvimento de um superpolímero a partir da combinação entre os materiais, composição com vistas à elaboração de peças técnicas e estruturais para atender à indústria automotiva leve e pesada, a fim da resolução de problemas poliméricos de alta resistência no segmento.

Conforme afirmam o coordenador da UCSGRAPHENE, professor Diego Piazza, e o diretor da Zextec, Hugo Sousa, a interação entre os compostos poderá aprimorar características das peças que contarão com a aplicação – em baterias, por exemplo, o ganho seria em dimensão, rendimento e durabilidade; chapas poderiam ser mais leves e com resistência ampliada.

Como vantagem para a iniciativa, a estrutura da UCSGRAPHENE – junto aos demais laboratórios de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico de toda a Universidade, e a partir da atuação do centro de tecnologia e equipe técnica das parceiras Zextec e Znano – integra pesquisa e produção de compostos, o que reflete na rápida realização de testes e desenvolvimento de protótipos.

Governador do RS visita a UCSGRAPHENE


Em Caxias do Sul, durante uma série de agendas nos municípios da Serra gaúcha nesta sexta-feira, 25 de junho, o governador do RS, Eduardo Leite, visitou a Universidade de Caxias do Sul, onde o destino foi a planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno UCSGRAPHENE.

O coordenador, professor Diego Piazza, apresentou a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade, relembrando a trajetória de 17 anos de pesquisa em nanotecnologia.

Ele destacou o potencial de transformação do conhecimento em soluções e as conexões já estabelecidas com diferentes instituições e empresas, de países do mundo todo. “A tecnologia produzida na Serra Gaúcha é cobiçada ao redor do mundo”, pontuou, acrescentando que “as pesquisas aplicadas precisam fazer sentido para a sociedade”.

Em pouco mais de um ano de operações, a planta já conquistou a chancela do Inmetro, ocupa uma cadeira na ABNT e foi nomeada pela associação para representar o Brasil na ISO, além de ser uma unidade credenciada pela Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.


Para o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, é “uma honra e satisfação mostrar o que se faz na conexão entre academia, empresas e comunidade”, afirmou, sobre a pesquisa que visa gerar nota fiscal, empregos e coloca a cidade e o estado no mapa da inovação do Brasil e do mundo.

O reitor Evaldo Antonio Kuiava mencionou a conexão da UCSGRAPHENE com mais de 130 empresas e as pesquisas relacionadas ao grafeno e nióbio na Instituição. Além de destacar a importância dos investimentos para ampliação das atividades e das entregas no âmbito do grafeno, Kuiava convidou o governador para uma feira nacional ligada ao material que será sediada pela Universidade no mês de julho.

O governador externou a satisfação de percorrer o interior do estado e ver in loco o que acontece, para entender como o Estado pode apoiar iniciativas como a UCSGRAPHENE. “Estou muito impressionado”, parabenizou, assegurando a intenção de buscar os caminhos possíveis para estabelecer parcerias dentro das condições do Estado.

Presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, o reitor Evaldo Kuiava, o governador Eduardo Leite e o professor Diego Piazza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque