Pesquisar este portal

26 julho, 2021

Parceria entre Forças Armadas e BIDS é destaque em plenária da ABIMDE

 

 
*ABIMDE - 23/07/2021

A forte aproximação entre as Forças Armadas e as empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) foi o tema central da plenária mensal da ABIMDE, realizada na tarde desta quinta-feira (22). No evento, os convidados destacaram o papel da entidade para aproximar as Forças Armadas das indústrias do setor.

A plenária contou com a participação do Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha, Diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa, e o Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro. O presidente executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Honkis, comandou as atividades.

“A ABIMDE tem cumprido um papel crucial para potencializar as empresas brasileiras de defesa e segurança. Essas parcerias são importantes para o crescimento do setor”, afirmou o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo.

O Brigadeiro Meneses apontou a inserção cada vez maior das empresas da BIDS no mercado internacional. Ele apontou as ações do MD, como o Retid e o cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa como um passo importante neste sentido. Outro aspecto elencado foi a atuação de excelência das empresas da BIDS no combate ao Covid-19, produzindo produtos para prevenção e combate ao Coronavírus.

Ele também reforçou a importância da 6ª Mostra BID Brasil, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de dezembro. “É um evento de grande interesse das Forças Armadas e de grande importância para as empresas do setor”.

O Almirante Gurgel destacou as seguidas ações da ABIMDE em parceria com a Marinha do Brasil, em destaque a criação de um Grupo de Trabalho que começa a amplificar as ações conjuntas entre a Força e a BIDS. “A ABIMDE é uma grande facilitadora do diálogo com a Base Industrial. São muitos os projetos e ações que podem contar com a participação das empresas brasileiras”.

Outros assuntos
Durante a plenária o diretor técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, informou que a entidade se tornou oficialmente um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), acreditando-se dessa forma a certificar Produtos Controlados pelo Exército (PCE). “A Base Industrial tem acesso agora a esse novo ambiente regulatório. Nós contamos com um corpo técnico qualificado para certificar um rol de produtos”.

O diretor de Projetos e Relações Institucionais, Paulo Albuquerque, falou sobre o crescimento da 6ª Mostra BID Brasil, que ampliou o número de estandes. “Será o único evento de grande prospecção do setor este ano. Estamos com 100% da área ocupada e por isso optamos pela expansão”.

Albuquerque também falou sobre a campanha “ABIMDE contra a Fome”, que arrecadará alimentos e agasalhos para comunidades carentes. “A associação tem um entendimento que a situação social precisa de um amparo. Quero pedir a solidariedade e a união de todos para aderir a essa campanha”.

Dr. Roberto Gallo comentou a nova iniciativa da ABIMDE para networking, o “Café dos Presidentes”, que teve início nesta quinta-feira (22). Trata-se de um evento virtual com uma hora de duração e participação de até 12 presidentes ou equivalentes das associadas. “É um ambiente para troca de opiniões, networking e eventualmente de aprendizado”, explicou.

Ao fim da plenária, houve a apresentação das novas associadas à ABIMDE: Opla (Goiânia-GO), Flexprin (Magé-RJ), Greylogix (Mafra-SC), Ita Bond X (Poá-SP) e Virtopia (Campinas-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque