Pesquisar este portal

11 julho, 2021

Por que a China quer promover a modernização da Força Aérea Argentina


*Zona Militar, por Juan Carlos Benavidez - 11/07/2021

No início de maio, vários meios de comunicação informaram que uma delegação chinesa visitou a Argentina para discutir um grande negócio de armas. O negócio pode ser uma virada de jogo para a Argentina e o mercado de armas sul-americano.
Os dois governos teriam discutido a possibilidade de vender os caças JF-17 sino-paquistaneses para a Argentina . Se o negócio for adiante, será o caça mais avançado oferecido pela China à região e poderá abrir caminho para futuros negócios de armas com outros países sul-americanos.

Esta não é a primeira vez que um grande acordo de armas entre a China e a Argentina é anunciado. Em 2015, os dois países assinaram um acordo para a compra de diversos sistemas de armas pela Argentina. Estimado em US $ 1 bilhão, o negócio incluiu navios de guerra, veículos blindados e jatos de combate. No mesmo ano, o ministro da Defesa argentino , Agustín Rossi, anunciou que o JF-17 estava entre os itens a serem adquiridos da China.

Esses acordos foram firmados durante a presidência de Cristina Fernández de Kirchner (2008-2015), a peronista e dirigente de esquerda que estabeleceu laços estreitos com a China. A eleição do presidente de direita Mauricio Macri em dezembro de 2015 levou ao cancelamento desses projetos. Mas desde 2019, com o retorno de um governo peronista e com Kirchner como vice-presidente, esses acordos de armas estão sendo revividos.

A crise financeira da Argentina e a falta de divisas para comprar sistemas de armas caros têm sido um obstáculo para a China vender equipamentos de defesa para a Argentina. No entanto, surgiram vários fatores que aumentam as chances de sucesso para as empresas chinesas de armas.

A Força Aérea Argentina atingiu um ponto crítico em seu estoque de aeronaves de combate. Durante décadas, a aeronave interceptora Dassault Mirage III de fabricação francesa foi a espinha dorsal da força de caça argentina. Em 2015, devido ao envelhecimento das aeronaves e restrições orçamentárias, a Força Aérea Argentina foi forçada a retirar suas aeronaves de combate.

Há seis anos, a Argentina não tem caças interceptores, apesar de os países vizinhos, Brasil e Chile, possuírem caças modernos. A Argentina tentou comprar novos aviões de vários países ocidentais, mas o governo do Reino Unido manteve um embargo de armas efetivo ao país desde a Guerra das Malvinas de 1982.

O Reino Unido é especialmente sensível às aquisições de aviões de combate, lembrando que a maioria das baixas britânicas na Guerra das Malvinas foi infligida pela Força Aérea Argentina. Em 2015, a Argentina tentou adquirir os caças suecos JAS 39 Gripen, mas a Suécia desistiu da venda devido à pressão de Londres. A Coreia do Sul também retirou sua oferta de venda de caças à Argentina devido à pressão do Reino Unido. Até o fato de o assento ejetável JF-17 ser construído por uma empresa britânica tem sido um ponto de controvérsia.


Não apenas os mercados de armas ocidentais são altamente restritos em Buenos Aires, mas a Argentina continua à beira da falência. Os caças chineses são mais baratos que os ocidentais. Além disso, a China oferece modalidades de pagamento flexíveis e períodos de ágio, nos quais os beneficiários não são obrigados a pagar por vários anos ou podem fazê-lo em prestações. Com a Venezuela, fontes americanas afirmam que a China vendeu armas em condições generosas em troca de petróleo barato.

O fato de a China estar disposta a co-produzir o JF-17 e compartilhar sua tecnologia com a Argentina adoça ainda mais o negócio. A Argentina há muito prefere acordos que permitem a transferência de tecnologia em um esforço para fortalecer sua indústria de defesa. As duas nações também estão negociando licenciamento para a Argentina produzir helicópteros e veículos blindados chineses.

Embora alguns políticos argentinos e alguns setores do exército tenham se oposto a uma cooperação militar estreita com a China, eles não apresentaram nenhuma alternativa. Todos os ramos do Exército argentino, não apenas a Força Aérea, precisam urgentemente de modernização.

Se o negócio for levado adiante, o projeto JF-17 poderá definir o cenário para o surgimento da China como um grande fornecedor de armas em uma região anteriormente dominada pelos Estados Unidos. Mas a estratégia de flexibilidade financeira de Pequim com a Argentina vai além das armas.

A Argentina é o segundo maior país da América Latina e membro do G20. Seu território extenso e escassamente povoado é rico em recursos naturais. Em março, a mídia argentina, citando fontes do gabinete do presidente, noticiou que China e Argentina estavam negociando 15 projetos de infraestrutura no valor de US $ 30 bilhões. As empresas chinesas investiram cerca de US $ 15 bilhões no setor de petróleo do país. A Argentina também é uma fonte importante de exportações agrícolas (incluindo soja) para a China.

Os lucros de curto prazo da venda de armas não são a principal prioridade de Pequim. Os benefícios políticos e econômicos de longo prazo são os principais motores da estratégia de Pequim na Argentina.

Apesar de seus muitos problemas, a Argentina é um importante país regional. Pequim reconhece isso e está empenhada em consolidar sua presença na Argentina em um momento em que o país precisa desesperadamente de ajuda.

O autor Loro Horta é um analista de Timor-Leste na Universidade Tecnológica Nanyang de Singapura e embaixador do seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque