Pesquisar este portal

14 agosto, 2021

Embraer revela seu mais recente projeto turboélice de 70-90 assentos

novo turboélice embraer
Inesperadamente, o novo turboélice da Embraer terá motores montados na cauda, ​​em oposição às hélices montadas nas asas convencionais. Foto: Embraer

*Simple Flying - 13/08/2021

Durante uma apresentação hoje, a Embraer nos deu mais detalhes sobre seu próximo projeto de turboélice. Um executivo da empresa forneceu mais informações sobre  o que podemos esperar da nova oferta da Embraer, enquanto o presidente e CEO da empresa ainda compartilhou algumas imagens de como a aeronave ficará quando estiver pronta para voar.

Tornando o turboélice atraente novamente

“Após o surgimento dos jatos regionais, os turboélices perderam seu apelo”, observa Luis Carlos Affonso, vice-presidente sênior de Engenharia, Desenvolvimento de Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer. O executivo da empresa fez os comentários durante a apresentação da aeronave hoje. Affonso afirma que os passageiros hoje em dia veem os turboélices como “velhos , "apertados” e “barulhentos”, embora não possuam espaço suficiente no compartimento superior.

Affonso então observou o seguinte sobre a nova aeronave da Embraer:

“Nossa proposta aqui é oferecer um turboélice de alta tecnologia, de 70 a 90 assentos, com a mesma seção transversal dos E-Jets. Muito confortável, sem assentos intermediários e compartimentos superiores espaçosos.”

Também parece que o fabricante de aviões está definido para ir em uma direção diferente quando se trata de posicionamento do motor para sua nova aeronave. Ao contrário das ofertas da ATR e De Havilland Canada, o novo turboélice Embraer terá motores montados na fuselagem traseira. Isso, diz ele, proporcionará uma cabine silenciosa e permitirá a compatibilidade com jetbridge.

Turboélice Embraer
As representações anteriores indicaram motores montados nas asas. Foto: Embraer

Silencioso e eficiente

“Com essas características de mudança de jogo, esta aeronave substituirá perfeitamente os atuais jatos regionais de 50 assentos em mercados muito importantes”, observa Affonso. Além disso, espera-se que a aeronave tenha uma queima de combustível 20% melhor do que a dos jatos, resultando em emissões 20% menores e menores custos operacionais. Essa afirmação parece ser uma das características mais comuns das novas aeronaves, com uma expectativa não declarada de que cada nova geração de aeronaves lançada oferece um aumento de eficiência em torno de 20-25%.

“Mesmo com a tecnologia de propulsão atual, esse design inovador proporcionará ganhos significativos e sustentáveis. Ainda este ano, nossas equipes de aviação comercial fornecerão mais detalhes sobre este conceito inovador.”

Embraer E175
Embora os jatos sejam mais rápidos para rotas mais longas, os turboélices desempenham um papel fundamental no atendimento a aeroportos menores e na operação de rotas mais curtas. Foto: Embraer

O resultado final

Portanto, vamos resumir o que sabemos até agora sobre o novo turboélice da Embraer:

  • Com a alegação de que não haverá assentos intermediários, podemos esperar que os assentos da classe econômica tenham uma configuração de 2 a 2.
  • Os motores serão montados na cauda, ​​levando a uma cabine mais silenciosa.
  • A cabine mais silenciosa também oferecerá compartimentos superiores maiores - uma tendência cada vez mais popular.
  • Com a afirmação de que a aeronave “substituirá os atuais jatos regionais de 50 assentos”, ao mesmo tempo que terá capacidade para 70-90 passageiros, poderíamos ver uma configuração de 50 assentos que inclui uma espaçosa classe premium.
  • E, é claro, podemos esperar um grande salto na eficiência aliado a uma queda nos custos operacionais quando comparados à geração atual de aeronaves da mesma categoria.

Todas as afirmações da Embraer levam a uma oferta bastante empolgante. Na verdade, não vimos um novo turboélice oferecido há algum tempo, com o programa ATR72-600 de 70 a 80 lugares, lançado em 2007. Infelizmente, embora os detalhes sejam revelados nos próximos meses, não esperamos que a nova aeronave esteja disponível até 2027.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque