Pesquisar este portal

07 agosto, 2021

'RMT 0200 é radar em estado da arte’, afirma assessor do MCTI

“Estamos falando de um radar [nacional] que é estado da arte, podemos contar na mão que tem tecnologia para fabricar um radar deste tipo."


*LRCA Defense Consulting - 07/08/2021

Salvaguardar vidas, dar suporte ao controle do tráfego aéreo, colaborar com a agricultura, e contribuir com a autonomia tecnológica nacional. Assim podemos resumir alguns dos benefícios gerados pelo Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, destacados durante a live realizada na noite desta quinta-feira (29), pelo DAN TV, canal do portal Defesa Aérea & Naval.

Participaram do encontro o diretor de Marketing e Vendas da IACIT, engenheiro Gustavo de Castro Hissi; o Assessor Especial do ministro Marcos Pontes, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), Major Brigadeiro Ricardo Cesar Mangrich, oficial general da reserva da Força Aérea; o diretor do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI, Dr. Osvaldo Moraes, e o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, Wander Vieira, que também é secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Ao abordarem o tema da live, “A importância do radar meteorológico banda S em estado sólido na prevenção de desastres naturais”, os participantes acabaram revelando as diversas aplicações do Radar Meteorológico RMT 0200, único fabricado no Brasil a empregar esta tecnologia. Eles também traçaram um panorama sobre os trabalhos realizados pelo Cemaden e pela Defesa Civil.

Para Mangrich, a tecnologia desenvolvida pela IACIT é de grande importância para o Brasil.  “Não é uma caixa preta onde só possa acessar o liga e desliga e alguns procedimentos de manutenção. Temos um sistema integrado, é uma solução nacional, é isso que traz a chamada autonomia. Eu conhecendo o sistema, posso desenvolver alternativas logísticas, questões de obsolescência. É um grande ganho de tecnologia e de inovação para o país,  por isso o ministério vê com bons olhos o desenvolvimento desse radar”, disse.

Piloto experiente, com mais de 4.000 horas de voo em aeronaves de caça, o Major Brigadeiro ressaltou ainda a importância do radar meteorológico, como este desenvolvido pela IACIT, para segurança do tráfego aéreo.

“Como piloto de caça da Força Aérea, posso dizer que o radar meteorológico é uma grande ferramenta. Só quem esteve dentro de um caça voando sozinho à noite, em meio a uma tempestade, vai saber o que é um controlador, olhando a tela de um radar meteorológico, desviando a gente de grandes formações pesadas. Os senhores não imaginam a satisfação e o conforto que isso propicia. E eu estou falando de uma pequena fatia da utilização de um equipamento deste porte”, disse Mangrich, que até fevereiro ocupava o cargo de Chefe do Estado Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais.

Ele destacou ainda o efeito cascata do desenvolvimento de tecnologias nacionais.

“Estamos falando de um radar que é estado da arte, podemos contar na mão que tem tecnologia para fabricar um radar deste tipo. Isso acarreta um transbordamento de conhecimento. Durante as pesquisas, durante o desenvolvimento tecnológico, se adquiriram vários outros conhecimentos que estão agora prontos para serem aplicados em outras áreas. É um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, disse o assessor do MCTI.


Prevenção de Desastres Naturais
O Dr. Osvaldo Moraes falou sobre os 10 anos de atividades do Cemaden e sobre sua principal missão, que é monitorar os processos que deflagram os desastres naturais com o objetivo de preservar vidas. Ele destacou a tecnologia avançada do Radar RMT 0200 e sua importância para a antecipação dos alertas de risco provocado por fenômenos meteorológicos severos.

“O radar de dupla polarização não apenas é capaz de fazer a previsão da precipitação, mas também da intensidade da precipitação”, ressaltou.

Inaugurado dia 1º de julho, o Radar RMT 0200 foi instalado em São José dos Campos por meio de uma parceria entre a IACIT e o Cemaden, e cobre uma área aproximada de 400 quilômetros de raio. Além da qualidade dos dados meteorológicos, o sistema integra uma plataforma de software que configura, monitora e controla a operação do radar remotamente.

De acordo com o diretor do Cemaden, o território coberto pelo radar da IACIT abriga cerca de 20 milhões de pessoas e possui cerca de 10 mil áreas de risco. “Certamente há cerca de 2 milhões de pessoas vivendo nessas áreas de risco. O radar vai possibilitar que melhoremos as condições da Defesa Civil em proteger a vida dessas pessoas”.

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Wander Vieira, acredita que o radar será de fundamental importância para os trabalhos preventivos, principalmente durante o período de chuva.

“O Cemaden ajuda a salvar vidas, essa é a grande realidade. E o radar meteorológico, somado a todos os equipamentos que possuímos, como pluviômetros, estação hidrológica e sensores de umidade de solo, será de fundamental importância”, afirmou.

Característica Plural
O engenheiro Gustavo Hissi deu explicações técnicas sobre o RMT 0200 e destacou a característica plural do radar, que é capaz de apoiar demandas distintas, em diversos segmentos.

"O produto também encontra aplicação no controle e gerenciamento de tráfego aéreo. Ele apoia, por exemplo, o controlador de voo na sugestão de desvio de rota de uma aeronave e no gerenciamento do fluxo. Se tem um sistema em formação em uma determinada área, ele pode redirecionar o fluxo e, portanto, mitigar risco para a aeronave”.

Segundo Gustavo, o Radar pode ainda ser utilizado na agricultura. “Quando se aplica um defensivo, ele precisa de um tempo para agir. Se chove logo em seguida, perde-se um grande investimento, visto que a aplicação de defensivos tem um alto custo. O radar pode ser aplicado em pesquisas também", exemplificou o diretor da IACIT.

Gustavo falou ainda sobre as oportunidades no mercado exterior. “A gente tem uma atuação forte no país, olhando principalmente para os mercados da América Latina, África e Ásia, onde o emprego do radar banda S tem uma aderência muito grande”.


Íntegra da live


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque