Pesquisar este portal

05 agosto, 2021

Em parceria com a UNISINOS, Taurus mira Indústria 4.0 e investe em excelência operacional


*LRCA Defense Consulting - 05/08/2021

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e uma das principais fabricantes de armas leves do mundo, firmou nesta terça-feira (03/08) parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para realizar o projeto de Excelência Operacional.

Na ocasião, estiveram presentes o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, o diretor Industrial, Ricardo Machado, o diretor de Engenharia e Qualidade, Leonardo Sesti, o coordenador de Desenvolvimento de Processos da Taurus, Gelson Cardoso, a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Profª. Drª Dorotea Frank Kersch, e os coordenadores da Engenharia de Produção da Unisinos, Prof. Dr. Daniel Pacheco Lacerda e Prof. Me. Jayme Peixoto.

O objetivo do projeto é elevar os resultados da Taurus a outro patamar no que se refere a velocidade no atendimento ao cliente, capacidade operacional e avanço tecnológico, junto com outros projetos estratégicos e estruturantes em andamento na empresa.

De acordo com o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, a ideia é ampliar a parceria com os melhores centros de pesquisa e desenvolvimento para avançar em todos os tipos de tecnologias voltadas a produtos e processos, passo fundamental para o avanço da Taurus na Indústria 4.0.

"Neste sentido, celebramos o início de um novo relacionamento junto à Unisinos, universidade em que tive o prazer de estudar durante os anos de 1983 e 1984. Esta parceria tem três principais frentes de atuação: o projeto Taurus Excelência Operacional, o Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia e o desenvolvimento do Programa de Capacitação em Pesquisa e Inovação Taurus para a formação de todos nossos colaboradores que irão, nos próximos anos, passar por todas as transformações e oportunidades que a quarta revolução industrial apresenta", explica Nuhs.

O projeto Taurus Excelência Operacional será desenvolvido com o apoio do GMAP da Unisinos, grupo de pesquisa em Modelagem para Aprendizagem que trabalha com o desenvolvimento de pesquisa aplicada. Por meio da parceria, será desenvolvido o Sistema Taurus de Produção, que integrará todo o sistema de manufatura a um sistema produtivo mais amplo, potencializando o foco no cliente por meio de conexões entre os diferentes players da cadeia de valor. Além dos clientes, os fornecedores, principalmente os integrantes do novo condomínio industrial da Taurus que está em construção, também serão beneficiados pelo projeto.

Taurus 4.0
Toda integração, utilizando novas tecnologias, projetarão a empresa para uma Taurus 4.0. O conceito de indústria 4.0 será a base deste projeto, que visa, ao final de dois anos, construir um centro de Data Science e Smart Factory voltado à inovação de processos por meio de simulação e pesquisa operacional.

Em paralelo ao projeto de Excelência Operacional, o GMAP irá mapear e planejar o Programa de Capacitação Taurus, onde todos os colaboradores da empresa, desde o montador até a diretoria, de alguma forma, serão contemplados com uma etapa de capacitação. Assim se formará uma base conceitual sólida para que a Taurus consiga, colocando as pessoas no centro do processo, aproveitar todos os avanços tecnológicos da indústria 4.0 e tornar isso parte integrante da agregação de valor para o cliente, com uma operação mais sustentável em todos os aspectos, desde os fornecedores até a chegada do produto ao seu destino final, com o máximo de segurança e rastreabilidade.

Também junto à Unisinos, a Taurus está avançando no Programa de Capacitação em Pesquisa e Inovação Taurus e, em setembro, lançará uma turma de pós-graduação em Engenharia e Sistemas de Produção Taurus.

Tais avanços serão fundamentais para que a Taurus possa obter o máximo resultado de suas operações e além das tecnologias habilitadoras, que são resultantes de investimento nas operações, tornar os processos totalmente integrados. Isso, juntamente com o desenvolvimento das pessoas, será o alicerce para o avanço da Taurus na Industria 4.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque