Pesquisar este portal

29 setembro, 2021

CBC tem primeira munição certificada por OCP privado


*LRCA Defense Consulting - 29/09/2021

A Companhia Brasileira de Cartuchos teve, hoje, a primeira munição certificada por um Organismo Certificador Privado (OCP), o que configurou mais um fato histórico para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira.

A munição 9mm EXPO + P 135gr JHPP foi certificada pela T&A Brasil, organismo certificador privado contratado pela CBC, que recebeu designação para exercer, em nome da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados  do Exército (DFPC/EB), as funções de Organismo de Certificação Designado (OCD). 

Como ainda não existe laboratório independente acreditado, a T&A Brasil avaliou e acompanhou na íntegra os ensaios no laboratório que foi montado para este fim dentro das instalações da CBC, contando com funcionários específicos e não envolvidos com as atividades de desenvolvimento dos produtos, a fim de que houvesse uma avaliação rigorosa dos produtos, além de total independência e lisura no processo de certificação.

A placa comemorativa ao evento foi entregue por Fabio Sianga Neto, Gerente Geral da T&A Brasil, ao Presidente da CBC, Fábio Luiz Munhoz Mazzaro, e ao Diretor Comercial & Marketing desta empresa, Paulo Ricardo Nascimento Gomes.

Paulo Ricardo (à esq.), Fabio Mazzaro e Fabio Sianga


Fábio Sianga assim havia se posicionado anteriormente, quando sua empresa certificou o primeiro Produto Controlado pelo Exército no novo sistema: "Sentimo-nos honrados, mas acima de tudo, conscientes da responsabilidade que a T&A Brasil possui por ser um organismo de certificação designado pela DFPC. A certificação de PCE por OCD propicia maior celeridade na operacionalização da avaliação da conformidade, contribuindo junto às empresas que integram a BIDS. Contudo, é importante enfatizar que tornar o processo mais ágil não significa deixar de cumprir as exigências normativas que focam a segurança e desempenho desses produtos. A aderência na íntegra às regras de certificação é requisito mandatório para a obtenção do certificado e é responsabilidade do OCD cobrá-las dos fabricantes. Outro aspecto positivo da certificação é a possibilidade de inovação e melhoria dos produtos no Brasil, que certamente ocorrerão e beneficiarão os consumidores brasileiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque