Pesquisar este portal

29 setembro, 2021

Exército, UFRGS, IME e UnB iniciam o projeto “Sistemas de Sistemas de Comando e Controle (S2C2)”

Sistema de Comando e Controle (C2) Pacificador, utilizado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

*Instituto de Informática da UFRGS - 27/09/2021

O Exército Brasileiro, a UFRGS, o IME e a UnB, atuando em convênio, deram início ao projeto “Sistemas de Sistemas de Comando e Controle (S2C2)” com o objetivo de atender às demandas de interoperabilidade da Família de Aplicativos de Comando e Controle da Força Terrestre (FAC2FTer).

A crescente complexidade dos ambientes operacionais no âmbito da Defesa demonstra que a sinergia  entre as Forças Armadas é indispensável. Desta forma, a interoperabilidade entre os diferentes braços torna-se essencial. Em situações de emergência e de crise interna, como em decorrência de desastres naturais, a colaboração pode se estender às instituições de segurança pública e de defesa civil. Atualmente, o Exército conta com soluções tecnológicas desenvolvidas de maneira isolada e que são integradas de forma manual.

O projeto Sistemas de Sistemas de Comando e Controle (S2C2) surge com o objetivo de desenvolver, simular e implementar linhas de ação para a interoperabilidade dos sistemas de Comando e Controle das Forças Armadas, mitigando potenciais erros humanos na transmissão de informação como podem ocorrer na forma manual atual. Além do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto também conta com a participação do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade de Brasília (UnB), com cada instituição recebendo a responsabilidade de desenvolver uma área do projeto.

O convênio firmado entre as instituições foi iniciado em setembro de 2021, com prazo de 36 meses, e receberá recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A equipe da UFRGS é coordenada pelo professor do Instituto de Informática da UFRGS Edison Pignaton de Freitas e composta pelos professores Dante Barone e Juliano Wickboldt, também do INF, além de 2 bolsistas graduados e 6 bolsistas de iniciação científica. Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, as atividades iniciais do projeto estão sendo realizadas de maneira remota.

Sob a responsabilidade da UFRGS, ficaram as atividades de simulação, seleção e avaliação de linhas de ação para interoperabilidade, abordando aspectos relacionados à modelagem do sistema através de multiagentes e ainda a prototipação de soluções de redes de comunicação capazes de dar suporte ao aspecto distribuído do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque