Pesquisar este portal

21 setembro, 2021

MIPS: novo sistema modular de defesa para veículos blindados


*LRCA Defense Consulting - 21/09/2021

Em setembro de 2017, o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (DSTL) do Reino Unido fechou um contrato com a multinacional italiana Leonardo Aerospace, Defence and Security para melhorar a capacidade de sobrevivência e a proteção de veículos blindados terrestres por meio da tecnologia Active Protection System (APS). O APS pode detectar e derrotar mísseis de ameaça em 100 milissegundos, que é menos tempo do que a metade do tempo que um humano leva para reagir a uma sugestão visual.

À medida que o desempenho e a sofisticação dos modernos sistemas de armas do campo de batalha continuam a melhorar, a vulnerabilidade dos veículos blindados terrestres e de sua tripulação a essas ameaças continua a aumentar. A DSTL está conduzindo uma prova de conceito do Programa Demonstrador Técnico (TDP) para desenvolver um Sistema de Proteção Integrado Modular (MIPS). Sob o Icarus TDP, Leonardo liderará uma equipe de especialistas da indústria do Reino Unido para desenvolver uma Arquitetura Eletrônica APS (EA) baseada nos princípios de design da Arquitetura de Sistema Aberto Modular.

A Arquitetura Eletrônica MIPS fornecerá uma infraestrutura comum que proporcionará a soberania operacional do Reino Unido e permitirá que os sensores e contramedidas comerciais APS “de primeira linha” sejam selecionados, integrados e implantados para derrotar uma ampla gama de ameaças atuais e futuras no campo de batalha. Isso permitirá o fornecimento de uma capacidade de sistema de proteção econômica e eficiente em termos de peso que pode ser adaptada para proteger veículos militares contra ameaças como granadas propelidas por foguetes (RPGs) e armas guiadas antitanque (ATGWs), ajudando assim a proteger as vidas dos Forças Armadas do Reino Unido.

Em 15 de setembro, repercutido pelo portal UK Defence Journal, a Leonardo publicou um comunicado à imprensa, onde afirma que o sistema integra sensor de proteção ativa e tecnologias de contramedida para interromper e derrotar fisicamente os mísseis que se aproximam:

“Leonardo, liderando uma equipe de especialistas em ciência e tecnologia em todo o Reino Unido, testou com sucesso uma nova abordagem de sistema de proteção de alta tecnologia para veículos do Exército, como tanques e veículos blindados de transporte de pessoal. Chamado MIPS (Sistema de Proteção de Integração Modular), a nova abordagem reúne camadas de tecnologias de proteção física e eletrônica para equipar as tripulações de veículos com um escudo defensivo formidável. A equipe incluiu Abstract Solutions, CGI, Frazer-Nash, Lockheed Martin UK, RBSL, Roke e Ultra Electronics.

A demonstração da arquitetura MIPS de desenvolvimento foi um marco importante do projeto Icarus, um programa de demonstração de tecnologia (TDP) do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (DSTL). O DDTL lançou o programa em resposta à prevalência crescente e à ameaça em rápida evolução dos sistemas de armas do campo de batalha, como as modernas Granadas Propelidas por Foguete (RPGs) e Armas Antitanque Guiadas (ATGWs). ”

Fica sabido que durante o julgamento, ocorrido no estande de tiro MOD Shoeburyness em Essex em julho, armas representativas de curto alcance foram disparadas no MIPS.

“O sistema de desenvolvimento integrou uma combinação de sensores e contramedidas comerciais prontos para uso e substitutos, que foram adaptados para integração no MIPS. Este ensaio forneceu um teste abrangente da capacidade do MIPS de detecção, controle e sequência de reação para responder adequadamente às ameaças em prazos extremamente curtos. ”

MIPS é baseado em sistemas abertos e princípios orientados a modelos para formar a base de uma abordagem arquitetônica e de infraestrutura para proteção de veículos terrestres que apoia a integração modular, aquisição e implantação segura dos melhores sensores e contramedidas para entregar o Reino Unido independência operacional.

“Isso inclui sensores e sistemas de proteção 'soft' que se concentram na detecção precoce de ameaças e tentam interromper, enganar ou falsificar a ameaça de entrada e sistemas de contramedidas 'rígidas' para interceptar e derrotar fisicamente o sistema de armas de entrada, conhecido na terminologia militar como ' efeito cinético '. ”

Após a conclusão bem-sucedida do TDP com escopo originalmente definido, emendas ao contrato foram feitas para estender o programa para explorar a aplicação potencial do MIPS para fornecer soluções de capacidade contra drones e contra ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento), disse a Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque