Pesquisar este portal

28 outubro, 2021

O setor privado do Brasil está ativamente procurando empresas indianas em busca de parcerias

Suresh Reddy, Embaixador da Índia no Brasil
HE Suresh Reddy, Embaixador da Índia no Brasil, acredita que, como duas economias grandes, intensamente dinâmicas e lideradas pelo setor privado, o envolvimento econômico entre a Índia e o Brasil está bem abaixo do potencial. Mas com a tecnologia reduzindo as barreiras de idioma e distância, bem como o crescente reconhecimento de complementaridades e sinergias mútuas, ele tem certeza de que isso deve mudar para melhor.


*TPC - Trade Promotion Council of India - 12/10/2021

*Por Suresh Reddy, Embaixador da Índia no Brasil

Quando você olha para o potencial das relações Índia-Brasil, fica muito evidente desde o início pelo tamanho do próprio mercado. A Índia tem uma população de cerca de 1,35 bilhão de pessoas e o Brasil tem uma população de mais de 200 milhões . Esse tamanho de mercado combinado de 1,55 bilhão de pessoas em si indica o tamanho e o potencial que existe. Junto com isso, também estamos falando do tamanho da economia. A economia da Índia está agora perto de US $ 3 trilhões e o Brasil também se aproxima de US $ 2 trilhões . Portanto, estamos falando de um tamanho econômico combinado de US $ 5 trilhões .

A questão, portanto, surge obviamente por que nosso comércio ainda está atualmente em torno de US $ 7 bilhões . No meu entendimento, os indianos têm se preocupado mais com as restrições de distância e idioma. Portanto, provavelmente estávamos mais confortáveis ​​com nossa vizinhança e com os países de língua inglesa, que são nossos parceiros comerciais tradicionais.

Da mesma forma, o Brasil também estava mais preocupado com a Europa, os Estados Unidos e os países vizinhos. O país tem algumas das maiores empresas do mundo e um setor privado de grande porte e muito bem-sucedido. O único desafio era que a Índia era vista como aquele 'destino maravilhoso, que ficava meio distante'. Mas hoje, lentamente, a história do crescimento da Índia está crescendo para ressoar aqui. As pessoas estão começando a reconhecer as oportunidades oferecidas.

A tecnologia desempenhou um papel crucial, pois agora somos capazes de fazer essa conexão bilateral de uma maneira muito mais significativa, forte e benéfica. Imagine se organizarmos uma delegação comercial para visitar aqui, isso seria um exercício bastante desafiador. Você estará voando por dois dias para chegar aqui, permanecendo por 3-4 dias para fazer negócios e novamente voando de volta. Portanto, um empresário precisa dedicar pelo menos cerca de sete dias apenas para vir a essa região fazer negócios.
Com tecnologias digitais como Zoom e outras plataformas, não precisamos perder muito tempo. Em uma hora, podemos estabelecer um contato, discutir e chegar a um entendimento mútuo sobre como gostaríamos de proceder em nossas parcerias comerciais. Da mesma forma, graças a tecnologias como o Google Translate, você é realmente capaz de se comunicar e responder.

Uma associação subalavancada
Depois que cheguei aqui, fiquei particularmente impressionado com o setor privado forte e dinâmico do Brasil, que me lembrou do setor privado na Índia. Na verdade, os setores privados em ambos os países estão desempenhando um papel catalisador na condução de suas histórias de crescimento. Quando você olha para a recuperação pós-pandemia, os números de crescimento do Brasil estão sendo revisados ​​para 5,2% pela OCDE em setembro de 2021, em comparação com 3,7% em maio. Isso torna o Brasil uma das economias de recuperação mais rápida entre os países do G-20.

Isso, mais uma vez, mostra a profundidade e a força dessa economia e amplia a justificativa para que a Índia tenha uma parceria mais forte. A economia paulista, sozinha, é estimada em cerca de US $ 600 bilhões a mais, o que a torna maior do que a de outros países da região. Quando você olha para os números comerciais essenciais, descobre que o Brasil se tornou um mercado muito maior para a Índia em comparação com muitos dos mercados tradicionais.

Isso é algo que as empresas indianas precisam de compreender. Os empresários que se interessaram ativamente pela região encontraram grande sucesso, impulsionados pelo potencial inexplorado relativamente grande. Além disso, quando você fala sobre o Brasil, você está essencialmente alcançando uma economia maior da América Latina e do Caribe estimada em cerca de US $ 5,8 trilhões ( estimativa de 2019, US $ atuais de acordo com o Banco Mundial; que caiu para US $ 4,84 trilhões em 2020 ) Esse é o tipo de alavanca que poucos parceiros comerciais podem oferecer.

Nesse sentido, a Índia está naturalmente interessada em expandir o PTA limitado existente em um acordo mais amplo com o Mercosul. Temos conversado e esperamos progredir. Atualmente, existem algumas discussões internas acontecendo dentro dos próprios países do Mercosul. Mas, ao mesmo tempo, todos os países estão empenhados em fortalecer o acordo bilateral com a Índia e também o acordo do Mercosul. É realmente uma questão de tempo antes que a estrutura seja implementada, mas isso acontecerá mais cedo ou mais tarde.

Oportunidades de engajamento de negócios - joint ventures
Quando você olha para o envolvimento entre os dois países, ele imediatamente traz o potencial de joint ventures para o topo do foco. As empresas resilientes estão olhando para o mercado indiano em busca de joint ventures, porque reconhecem o tamanho do mercado. Eles também reconhecem que, por meio da Índia, eles podem alcançar a vizinhança mais ampla, sejam as nações do Golfo no oeste ou os países do sudeste asiático em direção ao leste.

Da mesma forma, as empresas indianas também podem manter o Brasil como base, de onde podem explorar todos os países vizinhos. O Brasil não só tem o acordo do Mercosul, mas também tem muitos acordos comerciais com quase todos os outros países latino-americanos e muitos mais.

Na verdade, é interessante que o setor privado no Brasil esteja ativamente procurando empresas indianas em busca de parcerias. Essas parcerias são de dois tipos - joint ventures para fabricação e transferência de tecnologia. Por outro lado, também acho que as startups indianas estão começando a olhar para o Brasil mais de perto. Eles desejam estabelecer todos os tipos de vínculos - participação acionária, parcerias de tecnologia, transferência de tecnologia etc. Portanto, há realmente muito envolvimento diversificado acontecendo, o que promete um futuro brilhante de colaboração com a economia brasileira, que é semelhante à Índia em termos de tamanho bem como dinamismo.

Principais setores de interesse
O comércio bilateral entre a Índia e o Brasil foi de US $ 7,2 bilhões em 2020-21. Isso inclui US $ 4,24 bilhões em exportações indianas para o Brasil e US $ 3 bilhões em importações da Índia do Brasil. As principais exportações indianas para o Brasil incluem agroquímicos, produtos químicos orgânicos, alumínio, fios sintéticos, componentes e peças automotivas, produtos farmacêuticos e derivados de petróleo. As exportações brasileiras para a Índia incluem petróleo bruto, ouro, óleo vegetal, açúcar e minerais e minérios a granel.

Também fizemos um exercício interno para identificar alguns dos produtos que podem ser focados para melhorar o comércio entre a Índia e o Brasil. Um dos setores de maior destaque é o de veículos automotores. No geral, as exportações da Índia de veículos de duas rodas e veículos motorizados são as mais altas para a América Latina em comparação com todos os outros países. Da mesma forma, há grande espaço para componentes automotivos, porque economias como Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, são grandes, por isso possuem instalações adequadas de fabricação de veículos automotores.

E então, é claro, temos o setor farmacêutico. Esta pandemia fez com que todos os países reavaliassem a sua abordagem ao sistema público de saúde, porque ao continuarem a depender dos fornecedores de produtos farmacêuticos de marca tradicional, obviamente não estão em condições de responder às crescentes exigências do público. Não é possível continuar aumentando a alocação orçamentária para os sistemas nacionais de saúde.

Então é aí que o papel da Índia se torna crítico. Por ser a farmácia global com pontos fortes comprovados em genéricos, sua contribuição para os sistemas nacionais de saúde desses países é enorme. E temos potencial para aumentá-lo de uma maneira muito mais substancial. Na verdade, o Brasil já conta com uma boa presença de muitas empresas farmacêuticas indianas. Mas acredito que não é suficiente. Nossas empresas precisam estar muito mais presentes, porque esse mercado merece.

Outro setor muito promissor é o de embalagens, seja para indústria farmacêutica ou de processamento de alimentos. O Brasil também tem uma indústria farmacêutica de muito sucesso. Portanto, também há um grande escopo de operações relacionadas a embalagens. Então, é claro, também temos plásticos. Nem é preciso dizer que em uma economia como a brasileira, sempre existe a necessidade de todos os tipos de fornecedores de plástico. Química e cerâmica também são setores muito promissores. O setor químico brasileiro está entre os 10 maiores globalmente, com importações consideráveis de US $ 40,2 bilhões em 2020. Com uma indústria de construção em expansão, o Brasil tem uma grande demanda por cerâmicas de todos os tipos.

Papel das organizações de promoção de comércio e investimento
E também temos procurado encorajar um maior envolvimento bilateral. Tenho viajado para todas as cidades-chave, encontrando-me com empresários locais e associações empresariais e respondendo às suas dúvidas. Precisamos lembrar que Brasil e Índia são um tanto semelhantes como duas grandes economias. Mas, ao mesmo tempo, provavelmente não éramos amigáveis ​​ao investidor inicialmente. Portanto, demorou algum tempo para que as empresas estrangeiras se acostumassem com a forma de fazer negócios na Índia e também no Brasil. Para desenvolver essa tendência positiva, o papel das organizações de promoção de comércio e investimento, como a TPCI e a Invest India, torna-se fundamental para segurar as mãos de empresas de ambos os lados.

O autor é atualmente Embaixador da Índia no Brasil. As opiniões expressas são pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque