Pesquisar este portal

23 dezembro, 2021

Malásia quer adquirir até 400 veículos blindados. Brasil estará na disputa com o Guarani

K806 da Hyundai Rotem, um dos concorrentes para a licitação do Exército da Malásia de novos veículos blindados 6x6. Foto: Defense Security Asia.


*Asia Pacific Defense Jornal - 06/06/2021

O Exército da Malásia está se preparando para abrir uma licitação internacional para a aquisição de veículos blindados de rodas 6x6 para substituir os modelos mais antigos em seu estoque.

A aquisição, batizada de projeto de Veículo Blindado com Rodas de Próxima Geração, visa adquirir 400 novos veículos blindados 6x6 com rodas para substituir sua frota de veículos blindados SIBMAS 6x6 de fabricação belga e 4x4 Condor de fabricação alemã.

O Veículo Blindado de Transporte de Pessoal Condor foi construído pela Henschel Wehrtechnik GmbH da Alemanha, enquanto o SIBMAS 6x6, construído pela BN Constructions Ferroviaires et Metalliques da Bélgica e armado com canhão de baixa pressão Cockerill de 90 mm, está em serviço com o Exército da Malásia desde 1981.

O Condor é sendo usado como um transporte de pessoal blindado, enquanto os SIBMAS são usados ​​como veículos de apoio de fogo de apoio a unidades de infantaria.

Espera-se que o novo veículo se torne o veículo blindado mais numeroso no inventário do Exército da Malásia.

Espera-se que a FNSS da Turquia, a PT Pindad da Indonésia, a General Dynamic Land Systems Canada e a Hyundai Rotem da Coréia do Sul participem da licitação.

A FNSS está potencialmente oferecendo seu veículo PARS II 6x6, enquanto a PTT Pindad deve oferecer seu veículo Anoa 6x6.

A General Dynamics Land Systems Canada também pode prosseguir com uma versão 6x6 de sua bem-sucedida série de veículos LAV, enquanto a Hyundai Rotem pode oferecer o novo veículo blindado de rodas K806 6x6.

O Governo da Malásia pode exigir a produção local dos veículos. Nesse caso, a FNSS da Turquia atualmente tem vantagem devido à recente conclusão da produção dos veículos blindados PARS 8x8, conhecidos localmente como AV8 Gempita pelo parceiro malaio DefTech.

A Hyundai Rotem também abriu a possibilidade de produção local, e confirmou que participa da licitação com o veículo blindado de rodas K806. O K806 foi projetado e construído para o Exército da República da Coreia, e também está sendo oferecido para exportação para outros países.

Além da exigência de 400 novos veículos blindados de rodas 6x6, o Exército da Malásia também deverá licitar 36 novos veículos blindados 4x4, que poderiam ser para requisitos das Operações de Paz das Nações Unidas.

===xxx===

Blidado Brasileiro Guarani estará na disputa
Desde o mês de setembro, quando o assunto foi divulgado pela imprensa malaia, a concorrência internacional tem despertado grande interesse dos principais fabricantes desse tipo de veículo blindado, inclusive da Iveco Defence Vehicle que, em 16 de dezembro, com o suporte do Centro de Avaliações do Exército Brasileiro (CAEx), realizou uma grande demonstração da VBPT-MSR 6X6 Guarani equipada com uma torre de tiro SARC REMAX a uma comitiva composta por militares do Exército da Malásia e por representantes do setor de defesa desse país.

A demonstração, publicada ontem por esta Consultoria, pode ser vista neste link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque