Pesquisar este portal

10 fevereiro, 2022

Eve formaliza processo para Certificação de Tipo do eVTOL junto à ANAC


*LRCA Defense Consulting - 10/02/2022

A  Eve UAM, LLC (“Eve”), uma empresa da Embraer, formalizou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto do eVTOL (do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing). Com isso, a Eve oficializa o compromisso perante a Agência de demonstrar cumprimento com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para a certificação.

O eVTOL seguirá o processo de obtenção do Certificado de Tipo de aeronave classificada como “categoria normal”, considerando requisitos aplicáveis estabelecidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n°23 e outros requisitos adicionais acordados com a ANAC. A Eve, com o apoio da ANAC, dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras, formalizando em breve o processo de validação do Certificado de Tipo de acordo com a sua estratégia global de negócio.
 
“É um momento importante, que demonstra o compromisso da empresa em desbravar o futuro da mobilidade aérea urbana. O processo que se inicia tem como objetivo alcançar os melhores padrões de segurança, de forma a permitir o acesso do eVTOL ao mercado global. Do ponto de vista da regulação há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, disse Roberto Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC.

“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e ANAC em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana. Além de demonstrar o compromisso da Eve com o desenvolvimento do projeto, permite que, juntas, as instituições evoluam na definição dos requisitos e meios de cumprimento aplicáveis à certificação”, explica Luiz Felipe R. Valentini, Chief Technology Officer da Eve.

O  eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica com emprego de tecnologias disruptivas, que visa democratizar o acesso de passageiros ao novo modelo de transporte aéreo urbano. A aeronave, projetada com foco nos usuários, proporcionará um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono, e reforça o compromisso da empresa com o futuro da mobilidade aérea urbana de forma sustentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque