Pesquisar este portal

24 fevereiro, 2022

(Tardiamente) Parlamento da Ucrânia vota para permitir que cidadãos carreguem armas e ajam em legítima defesa em meio à invasão russa


*Blaze media - 23/02/2022

Enquanto a Rússia continua a ameaçar uma invasão militar em larga escala, o parlamento ucraniano aprovou na quarta-feira um projeto de lei que dá aos cidadãos permissão para portar armas de fogo e agir em legítima defesa – e em poucas horas, as lojas de armas estavam lotadas.

A Reuters informou que o projeto de medida foi aprovado em "primeira leitura".

Seus autores declararam em uma nota que “a adoção desta lei é totalmente do interesse do Estado e da sociedade”, acrescentando que a lei é necessária devido às “ameaças e perigos existentes para os cidadãos da Ucrânia”.

A medida ocorre apenas alguns dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou tropas de "manutenção da paz" para as regiões de língua russa de Donetsk e Luhansk, no sudeste da Ucrânia. Espectadores, incluindo o presidente Joe Biden, chamaram a manobra descarada do início de uma invasão.

A Rússia vem concentrando tropas em sua fronteira com a Ucrânia há semanas e recentemente começou a ameaçar guerra enquanto insiste continuamente que não há planos de invasão. Mas na quarta-feira, até 80% dos cerca de 150.000 soldados russos estacionados agora parecem estar em posição de prontidão, alertou um alto funcionário da defesa dos EUA, de acordo com Hill.

A ameaça iminente de um ataque em larga escala levou o governo da Ucrânia a emitir um estado de emergência de 30 dias , sob o qual o país do Leste Europeu começou a convocar reservistas militares e elaborou a medida para permitir que civis comuns carreguem armas de fogo.

Os ucranianos teriam respondido ao projeto de lei indo em massa às lojas de armas. O Guardian informou na quarta-feira que a ameaça de ataque a Kiev causou "uma corrida sem precedentes para comprar armas".

Lojas de armas já estão enfrentando longas filas enquanto os cidadãos ucranianos correm para comprar armas, munições e rifles de precisão. Algumas armas, como o AR-10 e o AR-15, já esgotaram nas lojas de armas.

"É claro que estou preocupado com a situação", disse um ucraniano à agência de notícias, falando do porão de uma loja de armas no centro de Kiev. "Estou esperando o melhor, mas me preparando para tudo."

Outro cidadão disse: "Comprei dois complexos de franco-atiradores com boa ótica. Também encomendei um drone na Amazon. Ainda não apareceu".

Armado, ele se sentia otimista com as chances de seu país contra uma força de ocupação russa.

"Podemos vencer a Rússia. Não estamos em 2014", disse. "Temos armas pesadas, graças aos EUA e ao Reino Unido. Se vierem, atiraremos neles de todas as janelas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque