Pesquisar este portal

16 junho, 2022

Equipamentos WEG em nova CGH no Rio Grande do Sul


*LRCA Defense Consulting - 16/06/2022

A oferta de geração de energia elétrica por meio de PCH´s e CGH’s no Brasil vem se intensificando, sendo esta, extremamente necessária para suprir as demandas energéticas do país. A WEG, já consolidada neste mercado, recentemente realizou a entrega operacional da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) São Domingos do Prata, localizada no estado do Rio Grande do Sul.

Para atender a CGH, que irá abastecer com energia elétrica cerca de 3.000 habitantes, a companhia forneceu os principais equipamentos eletromecânicos da casa de força, incluindo dois conjuntos geradores e turbinas, dois transformadores e um conjunto de painéis de controle, proteção e automação da CGH, que permitirão ao cliente a operação dos conjuntos geradores/turbinas, contemplando assim a solução completa para atendimento as necessidades do cliente.

Cada turbina e gerador foram projetados de forma exclusiva buscando a melhor eficiência energética e equilíbrio econômico do projeto, sendo o primeiro conjunto composto por gerador carcaça 560, 1750 kVA, 690 V e Turbina Francis Simples de 1624 kW e o segundo conjunto por gerador carcaça 400, 900 kVA, 690 V e Turbina Francis Simples de 810 kW.

Além da confiabilidade de quem possui uma vasta experiência no segmento de hidrogeração, ao escolher as soluções WEG, o cliente também contou com os serviços de supervisão de montagem, comissionamento e startup da usina, o que reduz drasticamente os riscos e custos envolvidos no processo.

Categorias de Hidrelétricas
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) classifica uma usina hidrelétrica quanto à capacidade instalada conforme as seguintes categorias:

1. UHE (Usina Hidrelétrica)
As UHEs são grandes empreendimentos responsáveis pela maior parte da matriz energética brasileira, caracterizados por imensos reservatórios de água. Possuem capacidade instalada acima de 30 MW e / ou reservatório acima de 3 km².
Uma UHE requer concessão para entrada em operação.

2. PCH (Pequena Central Hidrelétrica)
São enquadradas como PCHs as hidrelétricas com capacidade instalada acima de 5 MW até 30 MW, e com reservatório de até 13 km².

Uma PCH requer outorga de autorização (Declaração de Utilidade Pública – DUP) junto à ANEEL.
CGH (Central Geradora Hidrelétrica)

3. Central Geradora Hidrelétrica (CGH)
É considerada CGH qualquer hidrelétrica com capacidade instalada de até 5 MW. Uma CGH pode ser simplesmente uma unidade geradora, ou uma unidade consumidora com geração distribuída:

  • Unidade geradora: até 5 MW;
  • Unidade consumidora com minigeração distribuída: acima de 75 kW até 5 MW e ainda não registrada como unidade geradora;
  • Unidade consumidora com microgeração distribuída: até 75 kW e ainda não registrada como unidade geradora.

As CGHs dispensam procedimentos de outorga e concessão junto à ANEEL, devendo ser devidamente registradas somente após sua implantação. No entanto, assim como as UHEs e PCHs, estão também sujeitas a outorga de água pelo órgão ambiental estadual (no caso de rios com bacia contida no território do estado) ou federal (no caso de rios com bacias interestaduais), bem como ao processo de licenciamento ambiental, conforme determinação em âmbito estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque