Pesquisar este portal

01 junho, 2022

Por que os EUA não podem fazer nada para impedir os tiroteios em massa?

Apesar de centenas de tiroteios em massa nos EUA todos os anos, o Congresso falhou repetidamente em aprovar uma importante legislação de controle de armas


Bandeiras dos EUA, do outro lado da baía de Nova York a partir da Estátua da Liberdade, hasteadas a meio mastro no Liberty State Park, em Jersey City, Nova Jersey, como um sinal de respeito pelas vítimas do tiroteio em uma escola no Texas.

*The Guardian - 25/05/2022

As condolências de Joe Biden à comunidade de Uvalde, Texas, onde 19 crianças e dois adultos foram mortos em um tiroteio na escola primária Robb na terça-feira, também vieram com uma demanda por ação.

“Por que estamos dispostos a viver com essa carnificina? Por que continuamos deixando isso acontecer?” Biden disse na Casa Branca na noite de terça-feira. “É hora de transformar essa dor em ação. Para todos os pais, para todos os cidadãos deste país, temos que deixar claro para todos os funcionários eleitos deste país: é hora de agir”.

Mas apesar de centenas de tiroteios em massa acontecendo nos Estados Unidos todos os anos, o Congresso falhou repetidamente em aprovar uma importante legislação de controle de armas. Os obstáculos à promulgação de leis de armas mais rígidas nos EUA são numerosos e significativos, mas os ativistas dizem que não desistirão até que a mudança seja feita.

Com que frequência os tiroteios em massa acontecem nos EUA?
Este ano, 213 tiroteios em massa, definidos como incidentes em que pelo menos quatro pessoas foram baleadas ou mortas, já ocorreram nos Estados Unidos, de acordo com o Gun Violence Archive . Em 2021, foram registrados 692 tiroteios em massa, em comparação com 610 ao longo de 2020.

Os EUA já viram outros exemplos devastadores de tiroteios em massa este mês. Menos de duas semanas antes do tiroteio em Uvalde, um atirador abriu fogo em um supermercado em Buffalo, Nova York. Ele atirou fatalmente em 10 pessoas, a maioria afro-americanos.

Que políticas foram propostas para lidar com tiroteios em massa?
Os defensores do controle de armas delinearam um plano extenso e específico para reduzir o número de mortes causadas por armas de fogo nos EUA. Essas políticas incluem a obrigatoriedade de verificações de antecedentes para todas as compras de armas, incluindo aquelas supervisionadas por vendedores não licenciados on-line ou em feiras de armas, e impor um período de espera depois que alguém compra uma arma de fogo.

Os defensores também pediram a expansão das restrições às pessoas que podem adquirir armas legalmente. Eles dizem que parceiros de namoro abusivos, condenados por crimes de ódio e pessoas com doenças mentais que representam um risco de segurança, entre outros, devem ser impedidos de comprar armas de fogo. Alguns propuseram proibir a compra de armas por menores de 21 anos, o que pode ter impedido o atirador de 18 anos em Uvalde de adquirir suas armas.

Alguns estados já promulgaram leis mais rígidas sobre armas, mas a legislação federal fortaleceria as restrições em todo o país.

Os americanos apoiam leis mais rígidas sobre armas?
Há amplo apoio nos EUA para certas políticas defendidas por defensores do controle de armas. De acordo com uma pesquisa da Morning Consult/Politico realizada no ano passado, 84% dos eleitores americanos apoiam a verificação universal de antecedentes para a compra de armas.

Mas as opiniões são mais variadas quando os americanos são questionados sobre suas opiniões sobre leis de armas mais rígidas em geral. Uma pesquisa de novembro realizada pela Gallup descobriu que 52% dos americanos apoiam um controle de armas mais rigoroso, que marcou a classificação mais baixa na questão desde 2014. O apoio à proibição de armas curtas também atingiu um novo mínimo em 2021, com apenas 19% dos americanos dizendo ao Gallup que seriam a favor de tal política.

Parte dessa hesitação pode derivar do fato de que dezenas de milhões de americanos possuem armas. Quatro em cada 10 americanos vivem em uma casa com uma arma, enquanto 30% dizem que possuem uma pessoalmente, de acordo com uma pesquisa de 2021 do Pew Research Center.

O Congresso já tentou aprovar leis de armas mais rígidas antes?
Sim, os democratas no Congresso pressionaram repetidamente para fortalecer as leis sobre armas que poderiam ajudar a diminuir o número de tiroteios em massa nos Estados Unidos. Mais notavelmente, o Congresso tentou aprovar uma lei de compromisso para expandir a verificação de antecedentes em 2013, meses após o tiroteio devastador na escola primária Sandy Hook em Newtown, Connecticut. Esse projeto não conseguiu superar uma obstrução do Senado, já que a maioria dos republicanos e um punhado de democratas se opuseram à legislação.

Depois que o projeto foi derrotado, o então presidente Barack Obama fez um discurso inflamado culpando a National Rifle Association pelo fracasso, que se opôs veementemente à legislação e prometeu fazer campanha contra qualquer senador que a apoiasse.

"Em vez de apoiar esse compromisso, o lobby das armas e seus aliados mentiram deliberadamente sobre o projeto", disse Obama na época. “Mas podemos fazer mais se o Congresso agir em conjunto.”

Qual é o caminho a seguir para promulgar a legislação de controle de armas?
A Câmara controlada pelos democratas já aprovou projetos de lei para expandir a verificação de antecedentes para todas as vendas ou transferências de armas de fogo e fechar a chamada “brecha de Charleston”. Essa brecha, que aumentaria a quantidade de tempo que os vendedores de armas licenciados devem esperar para receber uma verificação de antecedentes completa antes de transferir uma arma para um comprador não licenciado, permitiu que um atirador branco alvejasse uma igreja historicamente negra em Charleston em 2015.

Mas esses projetos de lei aprovados pela Câmara atualmente têm muito poucas chances de serem aprovados no Senado igualmente dividido. Os senadores republicanos provavelmente obstruirão qualquer proposta de lei de controle de armas, e os democratas não têm os 60 votos necessários para avançar nesses projetos. O senador democrata Joe Manchin também deixou claro na terça-feira que não apoiaria a emenda da obstrução para aprovar uma lei de controle de armas, o que significa que os democratas não têm votos para criar uma exclusão da regra.

É improvável que o Senado vote em breve os projetos de lei aprovados pela Câmara
Reconhecendo essa realidade, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse na quarta-feira que é improvável que a câmara alta vote em breve os projetos de lei aprovados pela Câmara. “Acredito que os votos de responsabilização são importantes”, disse Schumer, “mas, infelizmente, este não é um caso de o povo americano não saber onde estão seus senadores. Eles sabem."

Isso não significa que os democratas estão desistindo de seus esforços para fortalecer as leis sobre armas. O senador Chris Murphy, de Connecticut, que representa a comunidade de Sandy Hook e criticou ferozmente a inação do Congresso sobre o controle de armas, disse que os eleitores têm uma chance em novembro de derrubar os republicanos que se opõem à reforma.

“Vou tentar o dia todo hoje para tentar encontrar algum compromisso, mas isso depende dos eleitores”, disse Murphy à CNN na quarta-feira. “Se [os candidatos] apoiam a lei atual, se eles não apoiam a reforma [em vez disso], não os envie de volta ao Congresso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque