Pesquisar este portal

20 agosto, 2022

Índia poderá adquirir mais seis Embraer 145 para transformá-los em aeronaves de alerta antecipado

*LRCA Defense Consulting - 20/08/2022

Segundo fontes da Índia, seis Netra AEW&C adicionais podem ser encomendados pela Força Aérea Indiana (IAF).

De acordo com as notícias, o Centro de Estudos Aerotransportados (CABS) do DRDO (Defence Research and Development Organisation) e a Força Aérea podem procurar adquirir mais seis aeronaves Netra AEW&C baseados na plataforma Embraer EMB-145, além dos três já em serviço, haja vista que o desenvolvimento local de uma aeronave semelhante ou a aquisição de novas na plataforma Airbus A320, além das seis já em construção nos EUA (Netra Mark-II), demandaria um tempo estratégico maior daquele que a Índia dispõe para fazer frente aos seus cenários de guerra.

A grande vantagem da plataforma Embraer EMB-145 é o fato de a adapatação ser rápida, pois o DRDO já tem completo know-how, com conhecimento do processo envolvido e experiência na construção, já que desenvolveu as três unidades em uso pela IAF.

O Netra Mark-1 ainda é muito melhor que os sistemas de alerta precoce Saab 2000 Airborne do Paquistão. Com a opção pela plataforma Embraer EMB-145, o rápido desenvolvimento e adaptação das novas aeronaves poderá fornecer a vantagem de superioridade numérica e técnica à Força Aérea Indiana, já que esta passaria a contar com nove AEW&C baseados em EMB-145, três Phalcom AEW&C e seis Netra Mark-II, elevando a contagem total para 18, que é o número certo para lidar com os dois cenários mais prováveis de guerra para a Índia, constituindo-se em multiplicadores de força para a IAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque