Pesquisar este portal

23 setembro, 2022

Prefeitura de São José dos Campos e Atech firmam parceria para avaliação de tecnologia inovadora


*LRCA Defense Consulting - 23/09/2022

A Atech e a Prefeitura de São José dos Campos (SP), primeiro município certificado como Cidade Inteligente do Brasil, firmaram uma parceria com foco em ações técnicas colaborativas na gestão e monitoramento das operações de inteligência e segurança. O acordo resultará na ampliação da consciência situacional em segurança, viabilizando tomadas de decisões estratégicas e, possibilitando maior controle de riscos e otimização dos custos operacionais.

O projeto será desenvolvido tendo como base o Sistema de Gerenciamento de Incidentes, módulo da plataforma Arkhe Governance da Atech. As atividades técnicas serão realizadas no Centro de Segurança e Inteligência (CSI), da Secretaria de Proteção ao Cidadão (SEPAC).

O Sistema de Gerenciamento de Incidentes executa serviços avançados e de alto valor agregado em segurança pública. É um sistema flexível e customizável, que permite agregar dispositivos e sensores (IoT), como câmeras de vigilância e drones, possibilita integrações e proporciona uma ampla consciência situacional; capacidades necessárias para atender as demandas da segurança pública.

"É uma solução modular e expansível em capacidade, volume e serviços. Interessante para aplicações do tipo multiagência, onde o Sistema de Gerenciamento de Incidentes possibilita uma consciência situacional ampla, com a capacidade de rastreio de todos os agentes envolvidos", afirma o Presidente da Atech, Edson Mallaco.

Dentre suas capacidades principais, destacam-se ser disponibilizado em ambiente de nuvem, empregar tecnologias de IoT (Internet das Coisas), integrar dispositivos móveis, e oferecer mensageria segura (fotos e textos), dados georreferenciados (GIS), monitoramento e rastreio, dashboards e mapas temáticos, em tempo real.

"É uma parceria importante para São José dos Campos com a Atech, uma empresa de atuação em mercado nacional e internacional, presente também em nossa cidade, no Parque Tecnológico, com foco em tecnologia e inovação. Este projeto nos ajudará com novas ferramentas para continuarmos prestando o melhor serviço para a população por meio do CSI", destaca Bruno Santos, Secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos.

A parceria entre a Atech e a Prefeitura de São José dos Campos é fundamentada no “Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável de São José dos Campos”, criado em 2017 pela lei N° 9.563. Este programa permite que a prefeitura receba projetos inovadores para avaliação, visando otimizar obras e serviços públicos em benefício da população.

Sobre o Centro de Segurança e Inteligência (CSI)
O CSI (Centro de Segurança e Inteligência) é um sistema de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade. Suas operações foram iniciadas em 6 de abril de 2021 com mil novas câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população.

Profissionais da área de segurança pública fazem o monitoramento das imagens capturadas pelas câmeras, cujas imagens ficam centralizadas no CSI, que funciona 24 horas por dia.

No CSI, as equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão atuam em trabalho integrado através do programa São José Unida, que reúne as forças de segurança com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Sobre a Atech

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país.

Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque