Pesquisar este portal

26 outubro, 2022

Pela 1º vez, um blindado Guarani foi embarcado na aeronave Embraer KC-390


*LRCA Defense Consulting - 26/10/2022

No dia 25 de outubro, pela primeira vez na história, um Blindado Guarani 6X6 do Exército Brasileiro foi embarcado em uma aeronave Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira.

Com o sucesso do evento, o Centro de Instrução de Blindados, em conjunto com o Instituto de Pesquisas da FAB e com a Embraer, concluiu uma das etapas da avaliação operacional da aeronave.


Ensaio de Transportabilidade Aérea foi realizado em maio
No período de 8 a 10 de maio, militares do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), da Diretoria de Fabricação (DF) e do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado – Escola (57º BI Mtz - Es) participaram de testes objetivando a verificação da transportabilidade aérea da VBTP – MR GUARANI na aeronave KC-390, conjuntamente com o pessoal da Força Aérea Brasileira (FAB) e engenheiros da EMBRAER, nas instalações dessa empresa, em São José dos Campos/SP.

Durante os testes mencionados, os envolvidos embarcaram as duas versões da VBTP – MR GUARANI, uma sem torre e outra com a torre UT-30BR equipada com canhão 30 mm, em um simulacro do KC-390 fabricado pela empresa EMBRAER, para a realização de ensaios em condições controladas. Foram realizadas as seguintes atividades: pesagem e metrologia dimensional das viaturas, bem como a simulação de embarque, desembarque e amarração das mesmas no compartimento de carga do simulacro da aeronave.

Esses testes permitiram constatar que ambas as versões poderiam ser transportadas pela aeronave KC-390. Adicionalmente, foi possível coletar uma série de informações técnicas quanto aos procedimentos mais adequados para a realização do transporte aéreo da VBTP – MR GUARANI que, por sua vez, constarão dos manuais técnicos da aeronave, que se encontram em processo de confecção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque