Pesquisar este portal

10 novembro, 2022

Feitos para enfrentar a Rússia, caças suecos Gripen devem ir para a Ucrânia

Jatos de combate JAS 39 Gripen escoltam um B-52 Stratofortress dos EUA da Força-Tarefa de Bombardeiros sobre o espaço aéreo sueco (Saab)

*Breaking Defense, por Tim Martin - 08/11/2022

Um importante think tank de defesa pediu aos formuladores de políticas internacionais que considerem o fornecimento à Força Aérea Ucraniana de caças Saab JAS 39 Gripen C/D.

Autores do Royal United Services Institute (RUSI), com sede no Reino Unido, disseram em um relatório na segunda-feira que, depois de analisar a guerra aérea russa e os requisitos para a defesa aérea ucraniana, a aeronave sueca era “de longe o candidato mais adequado” para o combate fabricado no Ocidente.

A transferência de Gripens avançaria o planejamento ucraniano de curto a médio prazo, minimizando o risco de sustentar ataques russos de mísseis de longo alcance, de acordo com o relatório.

Os autores também alertaram que a entrega da aeronave, juntamente com lançadores de SAM, munição de mísseis e canhões antiaéreos autopropulsados ​​são fundamentais para evitar uma nova campanha de ataque russo, que, se não contestada, pode levar a uma mudança dramática no atual impulso da guerra.

“Conceitualmente, a Força Aérea Sueca sempre enfatizou táticas de superioridade aérea de baixo nível a partir de bases dispersas, de maneira semelhante à forma como a Força Aérea Ucraniana opera atualmente, e assim o Gripen foi projetado com equipamentos de apoio terrestre e requisitos de manutenção compatíveis com essa abordagem. ”, afirmou a publicação. “A suíte de guerra eletrônica do Gripen C/D também é otimizada especificamente para combater os caças russos e os radares SAM.”

Além disso, os autores citam a capacidade anti-navio do Gripen e a integração do míssil ar-ar Meteor além do alcance visual (BVRAAM) da MBDA e o projeto de propulsão ramjet sendo “menos adversamente afetado” por contra-ameaças, em comparação com armas com propulsão movida a foguete. Armas lançadas pelo ar que contam com tecnologia movida a foguetes são amplamente consideradas mais expostas a ameaças terrestres devido aos seus perfis de capacidade “baixa e lenta”.

“Desde abril, os pilotos da VKS [Força Aérea Russa] estão extremamente relutantes em lutar agressivamente para entrar no espaço aéreo ucraniano devido às perdas sofridas durante as primeiras tentativas”, observam os autores do RUSI. “A ameaça dos engajamentos ucranianos de SAM e MANPADS moldou o comportamento e restringiu significativamente a eficácia dos pilotos russos.

“Portanto, mesmo alguns caças ocidentais modernos com mísseis de longo alcance capazes de enfrentar os russos em termos tecnicamente iguais ou até superiores provavelmente teriam um efeito dissuasor desproporcional”.

Apesar de tal análise reabrir o debate sobre se os tomadores de decisão europeus ou norte-americanos devem ou não aprovar o envio de caças de fabricação ocidental para a Ucrânia, as tensões em torno do assunto, muitas vezes ligadas a temores de escalada de conflitos, permissões para surtidas voando do território da OTAN e dificuldades de treinamento, continuam a atrasar o progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque