Pesquisar este portal

09 novembro, 2022

Taurus poderá fazer aquisição ou parceria nos EUA visando o mercado policial do país

Agentes de Law Enforcement nos Estados Unidos

 
*LRCA Defense Consulting - 09/11/2022

Em duas lives realizadas hoje (Sara Invest e Eleven Financial), o CEO Global da Taurus Armas, Salesio Nuhs, divulgou publicamente a intenção da empresa em disputar o mercado americano de pistolas para agências de aplicação da lei (Law Enforcement), como polícias, tribunais e correcionais, em todos os níveis (federal, estadual e municipal). 

As armas previstas para essa disputa pertencem à revolucionária Família de Pistolas GX4, com ênfase na versão full (de serviço), como será detalhado mais abaixo.

Segundo Salesio, como a Taurus USA não tem tradição em comercializar armas para os órgãos de segurança americanos, mas somente para civis, há a possibilidade de ser feita uma parceria ou mesmo a aquisição de uma empresa (marca) americana que a tenha, pois isso facilitaria o ingresso nesse mercado.

Para tanto, já se encontra nos Estados Unidos o Assessor Especial da Presidência da Taurus que, entre outros assuntos, está também tratando desse.


Trecho da live de hoje com a Elevem, onde o CEO da Taurus detalha o assunto


Mercado de Law Enforcement

O planejamento da empresa para o mercado americano de Law Enforcement começou a ser divulgado ainda em dezembro de 2021, durante a reunião da Apimec. 

Sem dúvida, disputar esse segmento no país que tem o maior mercado mundial para armamento leve é um passo gigantesco, mas a Taurus está se armando devidamente para isso, pois sabe que irá bater de frente com as gigantes mundiais do setor, como Ruger, Smith & Wesson, Springfield Armory, SIG Sauer, Glock, CZ e Beretta, entre outras.

Além da associação ou aquisição de uma empresa americana, os diferenciais da Taurus estarão em muita inovação e tecnologia, pois já lançou no Brasil a versão da arma com grafeno e está com estudos avançados para a utilização do nióbio. Além disso, essa arma contará também com as tecnologias DLC (material que dá ao aço a resistência do diamante - diamond like carbon) e polímero de fibras longas.

A empresa também está negociando um contrato inédito de nacionalização da tecnologia de aplicação de DLC, que hoje já é utilizada no cano da pistola GX4 na fábrica da Taurus nos EUA e estará disponível para a Taurus no Brasil. Além disso, está sendo montada também uma parceria inédita de transferência de tecnologia com uma empresa norte-americana para desenvolver polímeros com fibras longas, material que proporciona maior resistência e robustez ao produto. Os engenheiros da Taurus já estão desenvolvendo um protótipo no Brasil para aplicação em carregadores de armas táticas.

Em síntese, tais tecnologias visam proporcionar maior resistência, robustez, leveza e durabilidade à arma, tornando-a também praticamente imune à corrosão (conhecida como "câncer dos metais"), qualidades estas que são muito valorizadas pelos mercados policiais e militares americanos e que, conforme a empresa, poderão se constituir em um diferencial imbatível nos EUA e no mundo.

Segundo o planejamento estratégico da Taurus, em um horizonte temporal próximo, a montagem das pistolas da Plataforma GX4 será completamente robotizada, em mais um passo da empresa em direção à Indústria 4.0.


Família de pistolas GX4 poderá ser o novo grande trunfo da Taurus no mundo

A GX4, diferentemente das congêneres que a antecederam (Família G: G2c, G3 e G3c), é uma plataforma de pistolas. 

Desenvolvida com protocolo militar pelo CITE - Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia BR/EUA da Taurus, a arma foi concebida com a estratégia de ser completamente modular.

Isso significa que todo o seu mecanismo interno vai ser sempre o mesmo, mas será possível fazê-la crescer e atender às várias necessidades dos mercados civil, policial e militar.

Assim, ela poderá crescer no tamanho do cano, do ferrolho (caso da versão XL), da empunhadura e na capacidade de tiros. É uma microcompacta que poderá se transformar numa compacta ou numa full size (tamanho de serviço). Poderá ser uma micro com cano de compacta, uma micro com empunhadura de uma compacta, além de diversas outras variações possíveis.

A nova plataforma GX4 possibilitará aos clientes dispor de um mesmo "miolo" para uma família completa de armas, proporcionando uma enorme flexibilidade, facilidade logística (em suprimentos e manutenção) e grande economia de custos, tanto para os clientes como para a empresa, haja vista que esta poderá "enxugar" e racionalizar suas linhas de montagem.

Apenas como um exemplo de utilização, uma força militar ou policial poderá utilizar uma GX4 full size para uso em serviço e uma microcompacta como arma de backup, entre outras possibilidades, ambas com o mesmo mecanismo interno. 
 
Uma outra opção que está em desenvolvimento é a versão de competição, fechando assim o ciclo de utilizações da arma: uso pessoal, forças militares, forças de segurança e tiro esportivo.



Uma arma já multipremiada nos EUA
Em 2021, ano de seu lançamento, a pistola Taurus GX4 ganhou dois dos mais importantes prêmios do setor nos Estados Unidos:  Melhor Nova Arma de 2021 e Melhor Novo Produto Geral na 5ª edição do NASGW-POMA Caliber Awards (Prêmios de Qualidade / Excelência). A NASGW - The National Association of Sporting Goods Wholesalers é a entidade que representa atacadistas de esportes de tiro, fabricantes e seus parceiros comerciais.

Em novembro de 2022, a arma conquistou a premiação mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos: o cobiçado prêmio Handgun of the Year 2022, oferecido pela revista americana GUNS & AMMO.

Em avaliação feita por Rob Reaser - autor e co-autor de vários livros sobre armas e também editor-chefe da Shoot On, principal fonte de notícias especializadas dos Estados Unidos - o conceituado especialista declarou que a GX4 é a micropistola mais precisa que a Shoot On já testou, e que a GX4 TORO mantém o alto desempenho de sua versão standard.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque