Pesquisar este portal

04 dezembro, 2022

Pequeno drone israelense pode alterar os rumos da guerra urbana

 


*LRCA Defense Consulting - 04/12/2022

Em novembro deste ano, a Elbit Systems, uma grande empresa israelense de Defesa, publicou um vídeo mostrando uma nova arma que poderá alterar alguns parâmetros da guerra, especialmente em ambientes urbanos.

O vídeo apresenta o Lanius, um pequeno drone armado que escaneia o terreno e as pessoas, reconhecendo quem são os inimigos e os neutralizando mediante um comando.

Pouco maior que a palma de uma mão, mede 294 x 294 x 167mm e pesa 1,25 Kg, alcançando uma velocidade máxima de 72,4 km/h. Pode voar durante cerca de sete minutos e tem capacidade para transportar material letal ou não-letal.

Lanius

Lanius em sua "nave-mãe"

O drone usa Wi-Fi e rádio definido por software (SDR) para comunicação e transmissão/recepção de informações. Facilmente manobrável, pode usar navegação GPS e o seu sofisticado sistema de inteligência artificial consegue digitalizar e mapear campos de batalha urbanos, compartilhando com os soldados mapas em 3D sobre o que está à sua volta.

O software autônomo do drone auxilia a detecção e a classificação dos alvos, mas não tem capacidade para decidir, sozinho, quem pode matar, precisando de uma pessoa ao comando para tomar essa decisão. 

Embora seu emprego primordial se dê em operações de guerra urbana, o Lanius pode ser empregado também na guerra convencional, especialmente em situações mais estáticas na linha de frente. Outros usos também podem ser realizados por unidades de operações especiais.

Como pode ser visto no vídeo da Elbit, os soldados da linha de frente podem solicitar o apoio de uma unidade Lanius, que consiste em um drone "nave-mãe" que transporta seis pequenos drones e que passa ao comando da fração que o solicitou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque