Pesquisar este portal

04 dezembro, 2022

Bangladesh: um grande e promissor mercado para a Taurus

Combatentes Especiais Terrestres (Comandos SGC) do 41º Esquadrão Paraquedista portando a SMT9

*LRCA Defense Consulting - 04/12/2022

A unidade de Combatentes Especiais Terrestres (SGC) do 41º Esquadrão Paraquedista é uma força de operações especiais independente (comandos) da Força Aérea de Bangladesh (BAF). Esta unidade especial possui um centro de treinamento em Gazipur, Dhaka, e seus integrantes são especialistas em Resgate de Pilotos Acidentados, Resgate de Reféns, Operações Atrás das Linhas Inimigas e Contraterrorismo/Contra-Insurgência. Além disso, foi formada também para proteger as bases aéreas, aeronaves e outras instalações e ativos da força aérea do país. A Força Aérea de Bangladesh padronizou a submetralhadora Taurus SMT-9 para dotar a SGC.

Na área policial do país, a submetralhadora Taurus SMT-9C (cano curto) foi adotada pelas unidades de operações especiais: SWAT (unidade tática policial), CRT (equipe de resposta a crises), AAP (proteção de aeroportos) e ATU (unidade antiterrorismo) da Polícia de Bangladesh.

Por que Bangladesh?
Seguindo sua estratégia mundial, a multinacional brasileira Taurus Armas S.A. prossegue ampliando a diversificação geográfica de suas vendas, conquistando novos mercados e passando a ter posição de proeminência em outros com grande potencial e/ou com expressivo crescimento. Com isso, a empresa diminui sua dependência do mercado americano e, também, minimiza qualquer eventual efeito negativo futuro vindo do mercado brasileiro, para onde destina apenas cerca de 15% de seus produtos.

Dentro dessa estratégia, a Ásia assume importância capital para a companhia, haja vista que alguns de seus países estão entre os que mais crescem no mundo. Além disso, é a região que possui o maior adensamento populacional do planeta e onde os mercados militar, policial, paramilitar e de segurança privada estão entre os mais promissores, pois, via de regra, dispõem de armamentos de muitas origens e, em vários casos, parcialmente obsoletos.

A República Popular do Bangladesh, além de possuir três fronteiras (N, L, O) com a Índia (onde a Taurus inaugurará sua fábrica em parceria com a Jindal Defence & Aerospace no começo de 2023) e ser o oitavo país mais populoso do mundo, tem registrado um enorme crescimento nos últimos anos, mesmo num momento em que as economias dos gigantes asiáticos perderam força. O país deve registrar uma taxa de crescimento superior à da China. Segundo um relatório de competitividade do Fórum Econômico Mundial de 2019, Bangladesh foi o segundo país asiático que mais subiu nesse ranking.

O Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR), ao divulgar as descobertas em seu relatório anual World Economic League Table (WELT 2022), afirmou que Bangladesh está entre as economias de crescimento mais rápido do mundo na última década. Prevê-se que o país fique em 41º lugar em 2022, acima de sua posição atual de 42, alcançando o 34º lugar em 2026, antes de finalmente saltar para 24º em 2036. Isso representa um boom econômico durante a década em curso e também na próxima década.

O país asiático é um dos com maior adensamento populacional do mundo, com 164 milhões de habitantes em 147.570 quilômetros quadrados, o que evidencia também o potencial mercado consumidor.

Desde que iniciou seu turnaround, a fabricante brasileira vem trabalhando e conquistando este importante mercado. 

A Polícia de Bangladesh, com cerca de 256 mil integrantes, adquiriu 2.500 submetralhadoras 9mm (SMT9C) e 10 mil espingardas ST12. Posteriormente, a Taurus entregou um grande lote de pistolas PT57SC e submetralhadoras SMT9 para a Bangladesh Air Force – BAF, no primeiro negócio fechado junto à essa instituição. 
 
Além do fornecimento de submetralhadoras à Polícia, o contrato firmado incluiu a realização de cursos de manutenção de armas longas táticas, com o objetivo de preparar cerca de 40 oficiais – um para cada batalhão de Bangladesh – para torná-los multiplicadores dos protocolos de segurança e manuseio exigidos pela marca.

Comandos SGC com a SMT9

Comandos SGC com a SMT9

Polícia Armada de Aeroportos com a SMT9C

Polícia Armada de Aeroportos com a SMT9C

Unidade Antiterrorismo (ATU) da Polícia de Bangladesh com a SMT9C

Equipe de Resposta a Crise (CRT) da Polícia de Bangladesh com a SMT9C

Equipe de Resposta a Crise (CRT) da Polícia de Bangladesh com a SMT9C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque