Pesquisar este portal

17 dezembro, 2022

Projeto inovador da IMBEL e da Ocellott é contemplado com financiamento da FINEP


*LRCA Defense Consulting - 17/12/2022

A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) e a Ocellott Engenharia, em uma parceria inovadora, tiveram no último dia 02 de dezembro de 2022 o projeto intitulado “Sistemas de Comunicações Além da Linha do Horizonte Empregando Equipamentos Táticos Definidos por Software” aprovado (habilitado e classificado) pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, em uma concorrência pública com a participação de mais de 40 (quarenta) empresas da Base da Indústria de Defesa Brasileira (BID). O valor total do projeto é de R$ 22.051.940,12.

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema inovador de comunicações além da linha do horizonte, totalmente nacional, robusto e redundante utilizando como base a tecnologia do equipamento tático definido por software TRC-1222 Rondon da IMBEL.

Comunicação além da linha do horizonte é o termo utilizado para o estabelecimento de enlaces sem fio e a distâncias superiores a algumas dezenas de quilômetros, onde a própria curvatura da Terra não permite a visada direta. Dentre as técnicas mais utilizadas estão as comunicações satelitais e a utilização de reflexões ionosféricas na faixa de Alta Frequência, ou HF.

O projeto prevê o desenvolvimento de um acessório portátil para o TRC-1222 Rondon que o habilite a transmitir e receber sinais na faixa de frequência Banda X (8 a 12 GHz), permitindo utilizar como repetidor o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em maio de 2017, e que iniciou uma nova era para as comunicações militares brasileiras.

O sistema permitirá que tropas a pé, veículos ou embarcações sejam capazes de se comunicar de qualquer lugar do território nacional de forma segura, robusta e econômica, utilizando equipamentos brasileiros de ponta a ponta e empregando criptografia nacional.

Além da IMBEL e Ocellott, participarão do projeto cinco renomadas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) brasileiras e diversas outras empresas da BID, gerando empregos e capacitando técnicos e engenheiros em uma área tão estratégica para o país.

Como o projeto contempla desenvolvimento de hardware e software em áreas tecnológicas críticas e complexas, que poucos países no mundo possuem capacidade, aliado à restrição de aquisição de componentes eletrônicos específicos para operação em Banda X, o projeto é considerado de alta relevância que trará benefícios estratégicos para o País, permitindo a independência de equipamentos estrangeiros para as comunicações táticas além da linha do horizonte.

TRC-1222
O TRC-1222 é um equipamento de aplicação tática para uso por tropas do Exército, Marinha, Aeronáutica e Forças Policiais, proporcionando troca segura de dados e voz entre os elementos da rede de comunicações.

Projetado para operar em ambientes operacionais diversificados, de tal forma que, com um único equipamento, atende-se as necessidades de comunicações em vários escalões ou situações. Para ambientes de selva ou de longa distância, opera na faixa reduzida de HF (8 a 16 MHz), a qual proporciona as melhores condições para comunicações neste ambiente. Para comunicações entre pelotão e subunidade; opera na faixa de VHF tático (30 a 108 MHz). Por fim, na faixa de 117 a 148 MHz, opera em VHF terra-avião proporcionando coordenação entre a tropa em solo e aeronaves, muito utilizadas na Amazônia.

Desenvolvido em duas configurações: portátil tipo handheld, e veicular, através de acessório para instalação embarcada com amplificador de potência de até 150W em HF e 50W em VHF.

O transceptor possui ainda, recursos de transmissão e recepção de dados pela interface USB e Ethernet para conexão com dispositivos externos, transmissão e recepção de mensagens curtas (SMS), recursos de salto em frequência (TRANSEC), criptografia (COMSEC) e GPS interno.

Dois transceptores TRC-1222, operando em frequências diferentes, podem ser ligados por seus conectores auxiliares para formar uma estação retransmissora. Quando um dos transceptores recebe voz ou dados, a retransmissão ocorre de forma automática, sem necessidade de configuração por parte do operador. 

Especificações Técnicas
- Faixa de Frequência : 8 a 16 MHz; 30a 108 e MHz; e 117 a 148 MHz
- Resolução de Frequência : 10 Hz
- Configurações de Rede : 100 (10 selecionáveis com 1 toque)
- Impedância : 50 Ohms
- Largura de canal : 3 kHz -24 kHz em HF, com passo de 3kHz 25 kHz-100 kHz em VHF, com passo de 25 kHz
- Modos de Operação : Voz: FM e AM para VHF. Voz: SSB para HF;Dados e voz digital: até 8-PSK, FSK, QPSK, até 256- QAM e CPM Dados: 2400 bps em HF e até 256kbps em VHF
- Alimentação : 23 - 32 VDC (Veicular) 13 - 16 VDC (Portátil)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque