Pesquisar este portal

13 janeiro, 2023

A futura mobilidade aérea da Austrália (Super Hercules C130J ou Embraer KC-390?)


*John Oddy - Director and GM Systems at Exact Tech Australia Pty Ltd - LinkedIn 12/01/2023

Escrevi para o DSR, Representantes Federais, Representantes de Defesa e em público sobre a possível substituição do [Lockheed Martin Super Hercules] C130J e talvez do [Alenia Spartan] C27J. Estou motivado a escrever porque estou preocupado com o fato de que, por questões de conveniência e conforto, devido à falta de visão estratégica, a Austrália pode estar desperdiçando US$ 10 bilhões para comprar a aeronave errada para nossa futura mobilidade aérea.

 Este artigo captura minhas muitas postagens no LinkedIn sobre o assunto e oferece algumas reflexões adicionais.

Acredito firmemente que esta decisão precisa ser mais bem informada e receber uma consideração muito mais detalhada. Reconheço que meus pontos de vista podem estar potencialmente errados, mas as razões publicamente visíveis para a decisão não oferecem nenhum conforto de que a decisão seja devidamente considerada ou sábia.

Para contextualizar por que meus pensamentos podem ser considerados, ofereço o seguinte [currículo]:
- Anteriormente Comandante do RAAF Air Lift Group (agora Air Mobility Group), Diretor Geral de Desenvolvimento Aeroespacial (CDG), Comandante ou Subcomandante de várias Forças-Tarefa Conjuntas, Comandante Avançado Asan Tsunami (Banda Aceh).
- Piloto qualificado ou com experiência de voo em UH1H Iroquois, CH47 Chinook, C27J Spartan, C130 E/H/J Hercules, C17 Globemaster e KC390 (simulador).
- Serviço em manutenção da paz, resposta a desastres, evacuação nacional e operações de guerra.

Os principais pontos do título:

- O C130J não pode atender aos requisitos futuros da Austrália para velocidade, alcance e carga útil. Também não pode oferecer reabastecimento no ar ou sistemas de sensores integrados nativamente (ISR). Não pode operar com segurança para apoiar a Austrália na Antártica com carga útil significativa.

- Com US $ 10 bilhões, o C130J não vale o dinheiro. A mesma capacidade pode ser fornecida pelo KC390 com opções de economia entre $ 3-5 bilhões.

- A compra do KC390 pode ser realizada com segurança por meio de um programa de aquisição de estágio que testa e valida decisões de estágio com rampas de saída, se necessário.

- A capacidade do KC390 oferece oportunidade para a Austrália estabelecer alianças estratégicas de mobilidade aérea no Pacífico Ocidental com a Coréia do Sul, Japão, Cingapura e Nova Zelândia (à medida que substituem o B757).

- Os interesses da Austrália na Antártica só podem ser apoiados com segurança e eficácia pelo KC390 e C17.

- Uma avaliação abrangente de capacidade pode ser conduzida de forma acessível para validar e verificar todos os elementos-chave que devem ser considerados na tomada de uma decisão tão substancial.

Concluo que não devemos avançar de imediato com o compromisso de compra do C130J. Devemos conduzir o primeiro estágio do potencial programa KC390 alugando duas aeronaves para realizar um programa australiano de Avaliação Abrangente de Capacidade. Embora isso tenha custos, muitos deles serão adotados na capacidade futura se continuar e o potencial é que as economias realizadas excedam em muito os custos. 

Disclaimer: Estas são opiniões que desenvolvi a partir de minha experiência militar e comercial. Os dados que usei são de código aberto e podem estar errados. A análise conduzida é totalmente minha e pode estar igualmente errada. Não fui recompensado por ninguém para desenvolver esses insights, nem há qualquer expectativa de que me beneficiarei ao expressar essas opiniões.

Um comentário:

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque