Pesquisar este portal

05 fevereiro, 2023

Moya Aero tem aporte de US$ 2 milhões da Finep para desenvolver primeiro eVTOL brasileiro de carga


*LRCA Defense Consulting - 05/02/2023

A Moya Aero recebeu um aporte de US$ 2 milhões da Finep, uma organização do governo brasileiro que promove a ciência, a tecnologia e a inovação. Os fundos serão usados para continuar o trabalho no desenvolvimento de seu Moya eVTOL, primeiro drone de carga Classe 1 (peso máximo de decolagem maior que 150 kg) do Brasil, entre os maiores do mundo.

Em parceria com Helisul Drones, Albatroz Indústria Aeronáutica e Certifica Drone, a Moya Aero foi uma das duas empresas premiadas entre as 15 finalistas. A subvenção apoiará as próximas etapas do primeiro eVTOL para cargas dedicadas a aplicações logísticas e destinadas a uma maior produtividade e eficiência.

Além da Finep, a empresa - startup investida pela HARDS - também recebeu um investimento do fundo de Venture Capital em deeptechs Seed4Science da Fundepar - Fundep Participações S.A.

Moya Aero
A Moya Aero, fundada em 2020 por Alexandre Zaramela (CEO) e Renata Marins Paolillo (COO), é uma spin-off (empresa criada a partir de outra) da ACS Aviaçao, a principal entidade de engenharia, pesquisa e desenvolvimento aeronáutico do Brasil, localizada no coração do corredor da indústria aeroespacial da América Latina, São José dos Campos. A Moya Aero projeta, fabrica e opera drones aéreos elétricos inovadores de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para entrega de carga e logística de precisão. 

A ACS Aviation tem cerca de 15 anos de experiência no desenvolvimento de aeronaves com vários parceiros. Isso inclui a Embraer, fabricante brasileira, que é sua vizinha em São José dos Campos e para a qual contribuiu com os primeiros trabalhos de desenvolvimento da aeronave Eve eVTOL. A ACS também desenvolveu o SORA-e, que Zaramela disse ser a primeira aeronave elétrica criada no hemisfério sul, além de uma aeronave esportiva leve com um parceiro chinês e um drone Classe 2 (até 150 quilos).

Essa experiência extraordinária está por trás do Moya eVTOL, o primeiro veículo autônomo, de alta capacidade e totalmente elétrico que está sendo construído no Hemisfério Sul.

Sobre o aporte recebido da Finep, o CEO da empresa afirmou que: "Estamos honrados em receber esse apoio da Finep, que vemos como uma prova da importância do desenvolvimento de veículos de emissões zero. Nossa missão é construir um drone de carga que preencha uma lacuna no mercado para atender áreas remotas e não assistidas pelo transporte convencional".

Objetivos da Moya Aero:
- Não ter emissões de CO₂ com a logística aérea;
- Conectar regiões remotas com suprimentos vitais;
- Oferecer às comunidades infraestrutura precária ou inexistente para acesso à carga aérea;
- Melhorar a eficiência, a produtividade e o custo do gerenciamento de culturas;
- Tornar os voos perigosos mais seguros;
- Ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes de maneira mais rápida, econômica e simples.

Moya eVTOL
O Moya eVTOL é um drone autônomo eVTOL de cargas pesadas com alcance de 110 km, carga útil máxima de 200 kg (441 lb) e tempo de voo de 42 minutos. A aeronave tem quatro hélices, quatro motores elétricos, tem asas inclináveis ​​em tandem, sua estrutura é composta de fibra de carbono e trem de pouso com rodas triciclo. A aeronave decola e pousa com a fuselagem paralela ao solo. Uma vez que a aeronave está em voo, as asas se inclinam e a aeronave voa com sua fuselagem em uma posição quase vertical.

A empresa planeja iniciar os testes de voo de um demonstrador de subescala em 2023 e, no futuro, fazer um protótipo em escala real que será usado para um modelo de produção. Se os resultados do demonstrador de subescala forem muito bem-sucedidos, a empresa poderá usar a versão de subescala para um modelo de produção menor.

A aeronave está planejada para ser usada para carga aérea, como suprimentos médicos, equipamentos de comunicação, alimentos, mercadorias e outros itens necessários para comunidades remotas, podendo ser equipada com equipamentos para pulverização de culturas ou plantio de sementes.

Especificações:
- Tipo de aeronave: aeronave de carga pesada eVTOL;
- Pilotagem: Autônoma;
- Capacidade: Somente Carga;
- Alcance: 110 km (68 milhas);
- Tempo de voo: 42 minutos;
- Carga útil máxima: 200 kg (441 lb);
- Hélices: 4 hélices;
- Motores elétricos: 4 motores elétricos;
- Fonte de alimentação: Baterias;
- Fuselagem: composto de fibra de carbono;
- Asas: asas tandem com winglets na asa traseira;
- Trem de pouso: Trem de pouso com rodas triciclo.


Mercado
O Moya eVTOL foi desenvolvido para solucionar os desafios da logística e do agronegócio, sendo projetado para melhorar a movimentação de cargas na logística geral e para pulverização de culturas agrícolas em áreas extensas, transportando grandes volumes e mercadorias pesadas, aplicando defensivos com mais precisão e eficiência e reduzindo os custos operacionais.

De acordo com a cofundadora e diretora de operações da empresa, Renata Paolillo, as aplicações agrícolas para aeronaves autônomas podem estar entre os primeiros usos, em parte porque as operações evitariam áreas urbanas lotadas e, ao mesmo tempo, poupariam pilotos humanos de tarefas relativamente perigosas, como pulverização de plantações. Com uma autonomia de voo de 42 minutos, a aeronave seria capaz de pulverizar cerca de 105 hectares, o que, segundo ela, representaria níveis de produtividade mais altos do que os maiores drones fabricados na China oferecem agora.

A Moya vê uma lacuna no mercado de drones maiores que poderiam preencher funções atualmente ocupadas de forma ineficiente por aeronaves leves de asa fixa e helicópteros. Segundo a COO, seu veículo eVTOL proporcionará uma redução de 50% nos custos operacionais em comparação com os equipamentos atuais, além de ser seis vezes mais produtivo em exercícios de pulverização de culturas do que pequenos drones e com 10 vezes a carga útil de frete.


*Fontes: Moya Aero, Future Flight, Mundo Geo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque