Pesquisar este portal

04 fevereiro, 2023

Índia quer adquirir entre 40 e 80 aeronaves de transporte. Embraer C-390 é forte concorrente


*LRCA Defense Consulting - 04/02/2023

A Força Aérea da Índia (IAF) emitiu um Pedido de Informações (RFI) para um programa de Aeronave de Transporte Médio (MTA) e solicitou aos fornecedores interessados que forneçam o custo aproximado de Ordem de Magnitude (ROM) de aeronaves e equipamentos associados, etc., para 40, 60 e 80 aeronaves que a IAF pretende adquirir.

O RFI foi emitido em 9 de dezembro de 2022 e a data anterior de apresentação de propostas, 3 de fevereiro, foi prorrogada até 31 de março.

O RFI afirma que o MTA será usado para várias funções de aeronaves de transporte entre 18 e 30 toneladas de capacidade de carga. As aeronaves de transporte selecionadas serão feitas na Índia e a entrega começará a partir do 36º mês do contrato concedido entre o MoD e a licitação vencedora.

O RFI está aberto para aeronaves de transporte turboélice/turbofan que tenham a capacidade de operar a partir de um aeródromo semipreparado e desempenho operacional esperado sob a atmosfera de referência indiana (IRA) a ser listada em resposta ao RFI emitido. 

Make na Índia
A RFI solicitou aos fabricantes de aeronaves que indicassem o escopo do trabalho relacionado ao MTA, que será realizado sob Make in India na categoria apropriada com estimativa de conteúdo indígena obrigatoriamente.

Devem declarar também a capacidade de realizar a fabricação nacional de sistemas, subsistemas, componentes, consumíveis, sobressalentes, munições e materiais dos principais equipamentos e plataformas da Índia, seja por meio de subsidiária própria ou em joint venture, bem como o prazo para desenvolvimento de infraestrutura para fabricação. “Métodos para aprimorar a indigenização e configurar uma linha de fabricação dedicada, incluindo processos de design, integração e fabricação na Índia, por meio de sua própria subsidiária ou em uma joint venture”, detalhou o RFI. 

A capacidade dos fornecedores indianos de projetar e desenvolver de forma nativa o equipamento necessário, juntamente com o nível de indigenização, incluindo o uso de material militar indígena, capacidade de entrega, suporte de manutenção e suporte ao ciclo de vida também deve ser especificada.

Os fornecedores também devem considerar fazer da Índia um centro regional ou global para fabricação e manutenção, reparo e revisão geral (MRO) do equipamento. Entre outros detalhes exigidos, o RFI acrescentou que os fornecedores também devem especificar a capacidade de fornecer infraestrutura de manutenção e estabelecer um ecossistema de fornecedores e fabricantes indígenas para sustentar a plataforma e também indicar a viabilidade de usar materiais militares indígenas e matérias-primas já sendo fabricado no país. 

Embraer já negocia com a principal indústria aeronáutica indiana
A Embraer já está em negociações com a estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para produzir localmente C-390 no país se a IAF concordar em adquiri-los. A HAL é a principal indústria dos setores aeronáutico e aeroespacial da Índia.

Segundo publicou o portal indiano Indian Defence Research Wing no dia 02/02, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, disse que o C-390 está certificado para operar a uma altitude de 14.000 pés, o que atende aos requisitos operacionais da Força Aérea Indiana (IAF) em grandes altitudes no Setor Norte da Índia.

Junior também apresentou o KC-390, que é uma variante de reabastecimento aéreo, e afirmou que o KC-390 oferece versatilidade devido ao seu design moderno e exclusivo, o que o torna mais adequado para a Força Aérea Indiana, que opera em diferentes tipos de terreno e pode fornecer facilmente reabastecimento aéreo para caças de alta velocidade devido ao seu sistema de sonda e drogue muito flexível.

O CEO da Embraer afirmou ainda que a empresa ofereceu o C-390 à Força Aérea Indiana e terá prazer em fornecer demonstração e personalização de acordo com os requisitos da IAF. 

Breve comparação entre dois dos principais concorrentes
O Embraer C-390 Millennium e o C-130J Super Hercules são aeronaves de transporte militar de custo equivalente, mas possuem capacidades diferentes e são projetados para funções diferentes.

O Embraer C-390 Millennium é uma aeronave turbofan de nova geração projetada para funções de transporte militar e multimissão, tem peso máximo de decolagem de 85.000 kg, velocidade de cruzeiro de 830 km/h, alcance de 4.000 km e capacidade de carga de até 26 toneladas. O C-390 é equipado com aviônicos avançados e sistemas de comunicação, tornando-o capaz de realizar várias missões, incluindo transporte de carga e tropas, reabastecimento aéreo e ajuda humanitária. Em sua versão KC-390, pode ser utilizado para reabastecimento aéreo (caças e helicópteros).

O C-130J Super Hercules, por outro lado, é uma aeronave de transporte militar turboélice quadrimotor projetada para missões de transporte aéreo tático. Tem um peso máximo de decolagem de 77.000 kg, uma velocidade de cruzeiro de 670 km/h, capacidade de carga de até 21,7 toneladas e um alcance de mais de 3.000 km. O C-130J é capaz de operar em uma ampla variedade de ambientes, incluindo aeródromos irregulares, tornando-o uma aeronave versátil para transporte aéreo e missões de operações especiais.

Em resumo, o C-390 Millennium é uma aeronave mais nova e avançada, projetada para uma gama mais ampla de missões, mais veloz, com teto de serviço mais alto, com maior capacidade de carga e com maior alcance, enquanto o C-130J Super Hercules é uma aeronave comprovada e versátil projetada para transporte aéreo tático.

Principais opções da Força Aérea Indiana

Aeronaves de transporte da IAF
A IAF opera cerca de 100 AN-32s, que são o "cavalo de trabalho" da Força e todos eles foram atualizados recentemente sob um acordo de $ 400 milhões assinado com a Ucrânia em 2009. Alguns deles foram atualizados na Ucrânia há uma década para melhorar os aviônicos e aumentar o motor vida útil, enquanto vários outros estão sendo atualizados em uma instalação de reparos da IAF em Kanpur.

Em setembro do ano passado, o Ministério da Defesa assinou um contrato de 21.935 Crore com a Airbus and Space SA, Espanha, para aquisição de 56 aeronaves de transporte C-295MW para substituir a aeronave Avro em serviço com a IAF, que está executando em parceria com a Tata Advanced Systems Limited (TASL). Uma joint venture Airbus-TASL montará os C-295 em uma instalação de fabricação em Vadodara, Gujarat.

Além dos AN-32s e AVROs, a frota de transporte da IAF consiste nos transportes pesados ​​IL-76 e aviões-tanque de reabastecimento aéreo IL-78 da Rússia, 12 C-130J Super Hercules e 11 C-17 Globemaster (aviões de transporte aéreo estratégico dos Estados Unidos).

Principais opções da Força Aérea Indiana


Fontes: Indian Defence Research Wing, Defence Matrix, The Indu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque