Pesquisar este portal

02 maio, 2023

Áustria pode comprar transportadores militares da Embraer

Há evidências crescentes de que o KC-390 da fabricante brasileira de aeronaves Embraer pode substituir o Hercules.


*Future Zone - 14/04/2023

O exército (austríaco) quer substituir o desatualizado avião de transporte Hercules até 2030. Candidatos adequados já estão sendo procurados. O KC-390 da fabricante brasileira Embraer deve ser selecionado.

Conforme noticia a agência de notícias Reuters, as conversas já foram iniciadas com a fabricante brasileira de aeronaves. Segundo fontes anônimas, o interesse em quatro ou cinco máquinas foi manifestado na feira de segurança da LAAD. Representantes austríacos estiveram presentes na apresentação do KC-390 em Portugal no mês passado. Naquela época, o encontro era voltado para os usuários das aeronaves de transporte.

Ainda não há decisão de compra
No entanto, uma decisão de compra ainda não foi tomada e novas negociações estão planejadas. De acordo com o porta-voz militar Michael Bauer, a assinatura do contrato não está planejada para o primeiro semestre de 2024, no mínimo. A entrega está prevista para 2030.

No entanto, as coisas estão indo bem para o Embraer KC-390, que também esteve em exibição no Airpower em Zeltweg no ano passado. O concorrente mais difícil é a  versão mais recente do Hercules, o C-130J. A máquina do fabricante Lockheed Marin já está em uso em todo o mundo. Ao contrário do KC-390, que é movido por 2  motores a jato, o Hercules é uma aeronave turboélice  de 4 motores. É usado pelos militares alemães e franceses, entre outros.

Hungria, Holanda e Portugal contam com a Embraer
Mas o KC-390 também tem desfrutado de grande popularidade ultimamente. A Hungria já comprou dois dos aviões, e a Holanda e Portugal teriam encomendado cinco máquinas cada. Uma delegação checa também esteve presente no encontro em Portugal , manifestando interesse.

Em termos de preço, o KC-390 diz-se mais barato que o Hercules, Portugal pagou um preço total de 890 milhões de euros por cinco exemplares em 2019. No entanto, foi incluído um simulador de missão e apoio logístico para 12 anos.

No mesmo ano, a Nova Zelândia também fez um acordo semelhante com a Lockheed Martin para 5 C-130Js. Os custos totais ascenderam a mil milhões de dólares norte-americanos, o que corresponde a cerca de  920 milhões de euros. No entanto, também existem exemplos usados ​​do C-130J que são mais baratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque