Pesquisar este portal

02 maio, 2023

Solução WEG Smart Machine para bombas IMBIL é demonstrada na AGRISHOW


*LRCA Defense Consulting - 02/05/2023

Desenvolvido especialmente para fabricantes de máquinas (OEMs), o WEG Smart Machine é a plataforma da WEG baseada em cloud & edge computing que permite aos OEMs digitalizar os equipamentos que fabricam para acompanharem o desempenho e a operação em qualquer parte do mundo e ainda ofertar ao mercado equipamentos prontos para a Indústria 4.0.

A IMBIL, empresa nacional fabricante de bombas e referência entre os principais fabricantes no mundo, vem investindo nas tecnologias de IoT e da Indústria 4.0. Com objetivo de ofertar aos seus clientes os melhores equipamentos e soluções, a IMBIL selecionou a WEG para digitalizar as suas bombas, entre elas, a nova linha denominada NGI – New Generation Irrigation (nova geração para irrigação), que será exposta na AGRISHOW, maior feira do agronegócio da América Latina.

A nova linha de bombas NGI foi projetada para operação com rolamentos blindados, dispensando o uso de mancal com óleo em seu interior. Além de não haver a necessidade de monitorar o nível de óleo pelo usuário, também não existe o risco de vazamentos indesejados, evitando possíveis danos ao meio ambiente. Além disso, as bombas saem de fábrica montadas com selo mecânico, o que permite uma operação sem vazamentos pela caixa de gaxeta.

A solução WEG Smart Machine está integrada com solução em nuvem da IMBIL, via API REST, que é uma interface padronizada em que os dois sistemas utilizam para trocar informações de forma segura pela internet. Logo, é possível monitorar e trafegar dados de temperatura, vibração, potência consumida, rotação, vazão e pressão o que proporciona aos clientes a predição de eventuais falhas e ainda a implementação de um programa de manutenção pró-ativa capaz de evitar paradas inesperadas bem como garantir o máximo desempenho e maior vida útil do equipamento. Todos os dados são monitorados em tempo real e remotamente, permitindo ainda ao cliente final o acesso a informações do equipamento. Para monitoramento dos dados, o sistema possui um WCD-IO300, que é um edge computing device voltado ao monitoramento de máquinas e equipamentos de pequeno, médio ou grande porte.

O WCD-IO300 possui entradas para monitoramento energético (tensão e corrente), entradas e saídas digitais, além de um barramento interno para a instalação de cartões adicionais de entradas analógicas. Com os cartões adicionais de entradas analógicas, é possível o monitoramento de sensores PT100 e/ou sensores de 4 a 20 mA. Com relação a conectividade, o WCD-IO300 possui interfaces Ethernet 10/100, Wi-Fi, Bluetooth além da possibilidade de instalação de interfaces 4G através de um slot mini PCie. Para completar a solução, dois WEGscan 100 estão instalados na bomba da IMBIL, coletando dados de vibração, rotação e temperatura do motor e do mancal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque