Pesquisar este portal

31 maio, 2023

Kryptus entrega mais de 100 módulos criptográficos para nova Rede Operacional de Defesa Brasileira

Equipamentos, do modelo CommGuard, protegerão serviços de voz e dados de infraestrutura vital para operações das Forças Armadas


*LRCA Defense Consulting - 31/05/2023

A segurança é uma das principais preocupações de qualquer operação militar. Comunicações confidenciais e informações estratégicas precisam ser protegidas de ameaças cibernéticas, e garantir a integridade da rede é essencial para o sucesso das missões. É nesse contexto que a Kryptus, empresa líder em soluções de segurança cibernética, teve a oportunidade de trabalhar no aprimoramento da Rede Operacional de Defesa (ROD) do Brasil, um projeto liderado pelo Comando do Ministério da Defesa.

A ROD é uma infraestrutura segregada vital para as operações militares, fornecendo comunicação e controle de recursos para todas as Forças Armadas de forma unificada. Com o objetivo de garantir a segurança dessa infraestrutura, a Kryptus desenvolveu e implementou versões exclusivas do seu módulo de segurança criptográfico, CommGuard, responsável por criar enlaces cifrados entre as comunicações.

Além disso, a empresa está realizando a reestruturação completa da arquitetura geral da rede, tanto física, com a substituição de todos os equipamentos atuais por equipamentos de última geração, quanto lógica, onde revisará todo o backbone da rede a nível de roteamento e transmissão de dados.

Por ser reconhecida como autoridade no Brasil em segurança cibernética e projetos inovadores de alta qualidade para operações críticas, a Kryptus tornou-se a escolha natural para este projeto extremamente desafiador e que exigiu a combinação das diferentes expertises da empresa.

“A reestruturação está sendo realizada em um ambiente extremamente crítico, tomando-se o cuidado de gerar o mínimo de interrupções possíveis, abrangendo regiões distantes do país, incluindo navios e locais físicos remotos”, comenta Igor Jardim, Coordenador Técnico do Projeto e Head of Operational Readiness da Kryptus.

A instalação do primeiro CommGuard aconteceu no último mês de abril, em Brasília e, neste momento, a equipe de profissionais está totalmente focada em garantir a segurança, eficácia e implantação da ROD. “O empenho e dedicação dessa equipe foram fundamentais para o sucesso do projeto e reforçam o nosso compromisso em atender às necessidades das Forças Armadas brasileiras e contribuir com a segurança do país ”, celebra Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque