Pesquisar este portal

25 maio, 2023

Operadores portugueses do KC-390 concluem 1ª fase do treinamento na Embraer


*LRCA Defense Consulting - 25/05/2023

A Embraer informou hoje que a 1ª turma da Força Aérea Portuguesa que irá operar o avião multimissão KC390 Millennium concluiu a primeira fase de sua formação na Embraer Training Academy no Brasil.

Foram formados pilotos, operadores de carga e técnicos integrantes do Esquadrão 506 "Rinocerontes".

Esta fase da formação incluiu treinamento teórico sobre a aeronave para pilotos, formação teórica e ambiente sintético para familiarização na operação de sistemas para operadores de carga, além de treinamento de manutenção para os técnicos eletromecânicos e eletro-aviônicos.


Novo esquadrão de voo na Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa tem um novo esquadrão de voo: o Esquadrão 506, batizado com o codinome "Rinocerontes".

A cerimônia de ativação do esquadrão decorreu no dia 20 de maio na Base Aérea N.º 11, em Beja, num evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (CEMFA), General João Cartaxo Alves. Na presença da estrutura superior da Força Aérea, foi nomeado comandante do Esquadrão 506 - "Rinocerontes" o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.

Já investido como Comandante de Esquadrão, o Major Miguel Pousa destacou os desafios que se aguardam aos "Rinocerontes", "pela responsabilidade que acarreta sermos o primeiro país europeu e o segundo país no mundo a operar o KC-390. Sobre o olhar atento de todos, teremos o desafio não só de cumprir com as missões que se nos vão ser atribuídas, como também aprimorar e aprofundar o emprego operacional da aeronave, por forma a elevarmos o KC-390 e o Esquadrão 506 a referências no âmbito do Transporte Aéreo", concluiu.

Sob o lema "só pode o que impossível parecia", o Esquadrão 506 agora formalizado será equipado brevemente com o avião KC-390, tendo como missão executar operações aéreas no âmbito do transporte aéreo geral, combate a incêndios e reabastecimento aéreo.

Força Aérea Portuguesa operará cinco KC-390
Cinco aeronaves Embraer KC-390 Millennium serão operadas pelo Esquadrão 506 na Base Aérea nº 11. A aeronave foi comprada em agosto de 2019 sob um contrato de EUR 827 milhões (US$ 894 milhões) para substituir a aeronave C-130H Hercules do Esquadrão 501.

A primeira aeronave a receber a certificação final da Autoridade Aeronáutica Nacional Portuguesa será formalmente recebida em 2023. A última está programada para ser entregue em 2027.

O acordo inclui um simulador de voo completo da Rheinmetall; manutenção da frota; um conjunto de guerra eletrônica da Elbit Systems e suporte relacionado; equipamento de apoio terrestre; manutenção do motor V2500-E5; kit de evacuação médica (medevac); bloco de fogo; sistema de reabastecimento ar-ar; e construção de novas infra-estruturas.

O Ministério da Defesa Nacional disse ainda que as infraestruturas existentes precisam de ser reabilitadas.

O KC-390 português já inclui equipamentos padrão OTAN, como o sistema de link de dados Link-16; um transponder "amigo ou inimigo" de identificação Modo 4/5; e dispositivos de comunicação.


*Com informaçoes adicionais da Força Aérea Portuguesa e de O Ribatejo.
*Para um melhor entendimento, esta editoria preferiu usar o termo "esquadrão", que é utilizado no Brasil, ao invés de "esquadra" como é conhecido em Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque