Pesquisar este portal

22 maio, 2023

Parceria WEG & SENAI possibilita adoção de tecnologia IoT nos cursos profissionalizantes


*LRCA Defense Consulting - 22/05/2023

Em busca de inovação nas áreas de educação e tecnologia, o SENAI-SP e a WEG têm realizado diversos treinamentos para capacitar especialistas e corpo docente do Senai. O objetivo dessa parceria é expandir a capacitação dos futuros profissionais na Plataforma IoT WEGnology e prepará-los para a indústria 4.0.

A Plataforma IoT WEGnology é uma ferramenta baseada em cloud computing, desenvolvida para a criação de soluções customizadas e conectadas, como por exemplo o monitoramento de ativos industriais. Sendo uma ferramenta de fácil uso (low code), com integração completa para a coleta de dados, desde o chão de fábrica até seu processamento em diferentes serviços conectados, ela se torna uma ferramenta perfeita não só para uso em sala de aula, mas principalmente para trazer benefícios e ganhos com a construção de aplicações para resolver problemas reais no chão de fábrica.

O SENAI vem aplicando a tecnologia em diversas áreas como Elétrica, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Logística, Automação Industrial, Redes, Robótica e outras. Entre as aplicações possíveis, estão o monitoramento remoto de ativos em laboratórios e oficinas, testes remotos em inversores usando IoT, controle de equipamentos de metalmecânica e polímeros, entre outras.

O SENAI-SP planeja o uso da plataforma WEGnology nas 92 unidades do estado, formando mão de obra qualificada por meio de cursos livres, técnicos, de aprendizagem industrial, graduações e pós-graduações.

“Com a tecnologia da WEG, é possível aprofundar as formações profissionais ao transformar, automatizar e gerenciar os processos industriais via Internet das Coisas. Já os alunos podem ampliar as conexões entre diferentes áreas de ensino e participar de diferentes turmas em projetos integradores, com maior foco na multidisciplinaridade”, enfatiza Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas.

Segundo instrutores do SENAI-SP, o treinamento abre portas para a integração entre TI (Tecnologia da Informação) e TA (Tecnologia da Automação) dentro do ambiente escolar e amplia possibilidades de aplicações didáticas e institucionais. “A aplicação de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, como Computação em Nuvem, IoT, Big Data e Inteligência Artificial em processos educacionais do SENAI-SP, proporcionada pela adesão da plataforma WEGnology, contribui para a formação técnica de profissionais que suportarão, de forma perene, a transformação digital da indústria, impulsionando a produtividade e a competitividade do setor.”, explica Ricardo Figueiredo Terra, Diretor Regional do SENAI-SP.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque