Pesquisar este portal

22 maio, 2023

Embraer aposta em sustentabilidade e avanços tecnológicos


*AIN online, por Kerry Lynch  - 21/05/2023

A Embraer chega à EBACE esta semana com um novo acordo com a NetJets potencialmente no valor de mais de US$ 5 bilhões, com foco em sustentabilidade e um esforço para desenvolver suas tecnologias, como controles de voo fly-by-wire [sistema que substitui os controles de voo manuais convencionais de uma aeronave por uma interface eletrônica].

Nas semanas que antecederam a EBACE, a Embraer (Estande Z34, Static AD_22)  anunciou um pedido da NetJets para até 250 aeronaves Praetor 500 de médio porte, com entregas programadas para começar em 2025. jatos em operações fracionadas depois de fornecer mais de 120 jatos leves Phenom 300/300E até agora para a NetJets sob pedidos feitos originalmente em 2010 e seguidos em 2021, avaliados em mais de US$ 1,2 bilhão. Operador fracionário Flexjet também é um operador de Praetor 500s e 600s.

Observando que o Phenom 300 é a aeronave mais solicitada na frota da NetJets, o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano, creditou esses sucessos não apenas à eficiência e capacidade da aeronave, mas também aos avanços que abriram caminho em suas respectivas categorias em áreas como como fly-by-wire, conectividade aérea e visão sintética.

A Embraer planeja inovar nessas tecnologias, disse ele, dando um vislumbre das próximas evoluções que virão: “Vamos continuar tentando buscar soluções para levar o fly-by-wire a aeronaves cada vez menores”.

Isso inclui a possibilidade de fly-by-wire para os jatos leves Phenom, algo que Amalfitano disse ser factível. “Você não precisa de uma aeronave totalmente nova [para fly-by-wire] porque a Embraer fez um trabalho fantástico ao construir plataformas robustas que possuem longos tempos de ciclo e têm nossa capacidade de realmente otimizar cada uma dessas aeronaves.”

Outra área à frente é o aumento da autonomia. A autonomia total é uma meta de longo prazo para a subsidiária Eve Air Mobility da Embraer, mas Amalfitno disse que também é uma área onde a empresa pode “polinizar” todas as suas linhas de produtos. “O que podemos fazer com o Phenom 100 e o Phenom 300, que já são monopiloto? Como automatizamos ainda mais isso para que eles possam fazer a transição de piloto único para voo autônomo?” Amalfitano perguntou

“Temos sido a vanguarda das inovações que chegam ao mercado”, disse ele. “Acho que é isso que você verá cada vez mais. Portanto, coisas como combustível de aviação 100% sustentável (SAF), propulsão com emissão zero, recursos que trazem voo autônomo ou simplificado ou pouso automático de emergência”.

A conectividade é outra área que ele citou, incluindo soluções de baixa órbita terrestre (LEO). Amalfitano chamou os avanços no LEO de “toda a próxima geração da transformação de satélite que está ocorrendo”. Ele acrescentou: “Haverá uma grande mudança para que cada vez mais coisas sejam digitais e não apenas em termos de aeronaves e a capacidade dos usuários no avião de terem uma conexão digital, mas todo o ecossistema a ser construído a partir de soluções digitais. .”

A Embraer continua examinando tecnologias avançadas para suas linhas Phenom e Praetor. Pela adaptabilidade a longo prazo, ele não vê a Embraer tentando encaixar novos modelos nas categorias dessas aeronaves. Qualquer novo modelo de aeronave seria “upstream ou downstream”, disse ele.

Quanto à EBACE, Amalfitano enfatizou que “é realmente tudo sobre a sustentabilidade das viagens aéreas e o ecossistema para o futuro”. Ele destacou que a Embraer é patrocinadora do Sustainability Summit desta semana, que acontece durante a EBACE, e disse que espera que o tema seja um tema central durante toda a feira. Essas discussões abrangem desde fuselagem, propulsão e refinamentos de aviônicos até SAF e materiais reciclados usados ​​para fabricar aeronaves.

Para a Embraer, ela está explorando vários caminhos nessa frente por meio de suas equipes internas de engenharia vertical, da incubadora de tecnologia Embraer-X e da Eve.

Embora Eve não tenha um demonstrador na EBACE, Amaliftano disse que as tecnologias de eletrificação são uma “parte empolgante” dos esforços de sustentabilidade. Ele acrescentou que a propulsão de emissão zero é “uma grande parte do que vemos no futuro”.

Mas a eletrificação é apenas um aspecto das ambições abrangentes de sustentabilidade da Embraer, disse ele, apontando para outras iniciativas, como o conceito de interiores Praeterra, lançado no ano passado, projetado para “ergonomia e artesanato… com uma árvore da vida”. Isso significa usar bambu, lã, plásticos reciclados e outros materiais sustentáveis, com base nas técnicas japonesas de “Mokume-gane”, disse ele.

Em outras áreas, a Embraer está buscando evoluções digitais e de manufatura para trazer eficiência e abordagens mais sustentáveis. “Você precisa estar totalmente envolvido no desenvolvimento de viagens aéreas sustentáveis, e nós olhamos para isso além do ativo”, disse ele. “Estamos olhando para isso em termos do próprio ecossistema.”

Quanto ao momento de tudo isso, Amalfitano apontou os interiores do Praeterra como um avanço mais imediato e seu eco-demonstrador EMB-203 Ipanema que testará o voo com 100% de eletricidade. As lições aprendidas com essas provações estão fluindo para os desenvolvimentos de Eve. "Isso está acontecendo enquanto falamos", disse ele.

Outra “grande parte do nosso compromisso” é o SAF. A Embraer fechou acordos para trazer o combustível mais verde para sua fábrica em Melbourne, Flórida, trimestralmente e, ao mesmo tempo, está avançando com testes de 100% SAF em seus produtos. Os planos prevêem testar 100% SAF nos Phenoms e Praetors ainda este ano. “No momento, estamos fazendo coisas em tempo real para dar suporte ao que é possível hoje”, disse ele.

Na EBACE desta semana, a Embraer apresenta seus Praetor 500 e 600 e o Phenom 300E, destacando seu compromisso de “realmente projetar o futuro das viagens aéreas de maneira centrada no cliente e ambientalmente segura”, disse Amalfitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque