Pesquisar este portal

21 maio, 2023

Dez lições da guerra na Ucrânia


*LRCA Defense Consulting - 21/05/2023

Conforme discutido sob as regras da casa de Chatham no Fórum de Segurança do Mar Negro e dos Bálcãs organizado pela New Strategy Center (Think tank romeno especializado em política externa, de defesa e segurança; organização não-partidária e não-governamental) e ocorrido em Bucareste, de 18 a 19 de maio de 2023, as 10 lições tiradas da guerra na Ucrânia são:

Lição 1. A vontade de lutar é o fator mais importante na guerra. Aprendemos novamente que não é o tamanho do cão na luta, mas o tamanho da luta no cão que importa.

Lição 2. A liderança no campo de batalha vem em seguida. Aqui, o Comando da Missão fornece uma vantagem, mas você precisa estar preparado para o desgaste (para sofrer baixas) e continuar lutando.

Lição 3. Comando e Controle é a função bélica mais importante.
3A Devemos atacar impiedosamente o C2 (Atividade de Contracomando (CCA).
3B – Devemos nos adaptar radicalmente para proteger nosso próprio C2.

Lição 4. É preciso habilidade para converter equipamentos em poder de combate.
Os princípios táticos para o emprego da força na Terra são válidos. A manobra combinada de armas e a capacidade de criar camadas de efeitos do sistema de armas permanecem fundamentais.

Lição 5.  O ar continua sendo fundamental, a guerra com drones é um divisor de águas, assim como a tecnologia Counter-UAS (Counter-Drone).

Lição 6. Feche suas Lacunas de Defesa Aérea (se o inimigo tiver Air Supremecy ou até mesmo uma vantagem de altura do Sensor e uma vantagem de alcance de Fogos, você morrerá).

Lição 7. A lacuna entre as tecnologias militares emergentes e as tecnologias comerciais disponíveis é muito pequena. Se você esperar pelo primeiro e deixar de investir no segundo, os soldados morrerão. (Exemplo BlackSky.)

Lição 8. A OSINT atingiu a maioridade. Supere restrições autoimpostas para explorar o OSINT na íntegra (exemplo Dataminr.). Open-Source Intelligence (OSINT) é definida como inteligência produzida pela coleta, avaliação e análise de informações publicamente disponíveis com o objetivo de responder a uma pergunta específica de inteligência.

Lição 9. Enganar – incluindo o uso de iscas e chamarizes – é uma ciência e uma arte.

Lição 10. Fogos conjuntos ( de precisão e de área) é o novo "Deus da Guerra" (God of War).

*Texto original publicado no LinkedIn por Hans Damen, Brigadeiro aposentado americano, "guru logístico" e especialista em estratégia e gerenciamento de crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque