Pesquisar este portal

11 julho, 2023

KC-390s portugueses equipados com pods Elbit Systems EW SPEAR AECM


*Ares Osservatorio Difesa - 10/07/2023

Durante o Festival Aéreo em Bragança, por ocasião do 71º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), entre as aeronaves militares envolvidas na exposição estava o FAB KC-390 equipado com dois EW SPEAR AECM (Advanced Electronic CounterMeasures) da Elbit Systems colocados sob as asas.

Os pods SPEAR AECM oferecem recursos poderosos e modulares de autoproteção, ataque eletrônico e reconhecimento; permitem a autoproteção e a sobrevivência de aeronaves de combate e de transporte engajadas em teatros operacionais degradados.

O pod SPEAR AECM cria uma imagem abrangente de ameaças e oferece técnicas sofisticadas de radar multi-ameaça e interferência que enganam e suprimem os sistemas de defesa inimigos. Ele pode operar independentemente como um sistema autônomo ou como parte de um conjunto EW completo.

O SPEAR AECM usa vários receptores digitais de banda larga de última geração e canais DRFM (Digital Radio Frequency Memory) e integra-se facilmente com os sistemas EW integrados existentes.

O sistema atinge a cobertura total da banda de frequência em uma ampla cobertura espacial e é capaz de lidar simultaneamente com várias ameaças.

Transmissores Solid State Phased Array (SSPA) permitem alta potência, com resposta ECM/EA direcional rápida e autônoma.

A FAP concluiu o programa de qualificação e certificação do pod SPEAR AECM a bordo do KC-390 Millenium, que possibilita o uso da aeronave de transporte de fabricação nacional mesmo nos mais complexos teatros operacionais.

Portugal tem em curso um programa de compra de cinco KC-390 para missões de transporte, reabastecimento aéreo e transporte médico. A indústria nacional participa do programa KC-390 fornecendo componentes à Embraer e cuidando da instalação a bordo da aeronave dos sistemas "amigos" da OTAN para torná-la apta a operar nos céus dos países membros da Aliança e inserida em dispositivos para atividades e operações da OTAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque