Pesquisar este portal

16 agosto, 2023

Marrocos teria adquirido lançadores brasileiros ASTROS com transferência de tecnologia?


*Defense Arabic, por Norddine - 15/08/2023

Durante um vídeo promocional da empresa brasileira Avibras, apareceu em um dos sistemas um mapa do Marrocos, que parece ser para orientação.

Vale destacar que o Marrocos firmou importantes acordos militares com o Brasil sobre transferência de tecnologia, indústria bélica e aquisição de armas. O acordo assinado em 2019 trata da cooperação entre Brasil e Marrocos, incluindo o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias na área de defesa. Além disso, os governos relevantes podem promover medidas conjuntas de treinamento militar e realizar intercâmbios para treinar instrutores e alunos.

O  acordo estipula que os dois países devem estabelecer um grupo de trabalho conjunto para coordenar as atividades. A equipe é composta principalmente por representantes da Defesa Nacional, das Forças Armadas Reais do Marrocos e do Ministério da Defesa do Brasil.

Com foco nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o texto prevê outras atividades, como organização de eventos culturais e prestação de assistência humanitária. A prestação de assessoria, de acordo com a legislação de cada país, por meio de artigos e serviços relacionados à área de defesa também é um dos objetivos do acordo.

A parceria entre Brasil e Marrocos terá duração de cinco anos e, após esse período, poderá ser renovada por mais cinco anos.

Lançador de foguetes ASTROS II/III MLRS
O lançador de foguetes ASTROS II/III MLRS é capaz de disparar foguetes de 127 mm a 300 mm. Uma bateria consiste em 6 veículos lançadores, 6 veículos de transporte de mísseis e um veículo de radar para controle de tiro, orientação e comando.

Astros 2 pode lançar mísseis:
• Míssil SS-30 de 127 mm com alcance de 9 a 30 km
​• Míssil SS-40 de 180 km com alcance de 15 a 35 km
​• Míssil SS-60 de 300 mm com alcance de 20 a 60 km
​• SS Míssil SS-80 calibre 300 mm, com alcance de 22 a 90 km
​• Míssil SS-150 de 300 mm, com alcance de 29 a 150 km
​• Míssil de cruzeiro AVMT-300, com alcance de 300 km, peso de ogiva 200 kg

O sistema de mísseis multibarril Astros II está em serviço na Arábia Saudita, Catar e Bahrein.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque