Pesquisar este portal

17 novembro, 2023

Com a melhor avaliação, Embraer C-390 está a um passo de ser escolhido pela Coreia do Sul


Aeronaves de transporte brasileiras entram pela primeira vez no mercado coreano de aeronaves militares

*Munhwa, por Jeong Chung-shin - 17/11/2023

Como resultado da avaliação da segunda fase do projeto de aeronaves de transporte de grande escala da Força Aérea, que custará 710 bilhões de won (US$ 547,6 milhões) para introduzir três novas aeronaves de transporte, constatou-se que a aeronave de transporte turbofan C-390 da Embraer do Brasil recebeu a melhor avaliação, marcando a primeira aeronave militar brasileira a entrar na etapa coreana.

Os modelos participantes do segundo projeto de transporte em grande escala começaram como uma competição de três vias, incluindo o C-130J da Lockheed Martin (Lockmar) dos Estados Unidos, o A400M da Airbus da Europa e o C-390 da Embraer da Brasil. Até o ano passado, previa-se um confronto entre o C-130J da Lockmar e o A400M da Airbus, que tinha excelente desempenho e volume de produção superior, mas o Embraer C-390 poderia encenar um retorno de última hora, exibindo seus pontos fortes, como jato transporte motorizado e comércio eclético. Resta saber se isso acontecerá.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa conduziu um teste e avaliação local para verificar o desempenho de cada aeronave de transporte em março e abril, e nas principais negociações para avaliar condições detalhadas como preço, a Airbus saiu à frente em termos de desempenho como alcance e volume de transporte, mas não conseguiu cumprir o limite do orçamento militar; sabe-se que desistiu precocemente por dificuldades.

Assim, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa concluiu a avaliação da competição Lockmar C-130J e Embraer C-390 no mês passado e está atualmente conduzindo um processo de relatório preliminar para compartilhar os resultados com organizações relacionadas.

De acordo com múltiplas fontes da indústria, contrariamente às expectativas, o C-390 da Embraer foi relatado como ligeiramente à frente do C-130J da Lockmar. Existem cinco itens de avaliação, incluindo desempenho, adequação operacional, preço, trade-off e consórcio cooperativo. Descobriu-se que o C-390 aumentou a diferença de pontuação em desempenho, preço, trade-off e, especialmente, consórcio de cooperação com empresas nacionais.

Em relação a isso, a DAPA disse: “O segundo projeto para aeronaves de transporte de grande escala será submetido ao Comitê de Promoção do Programa de Aquisição de Defesa no início do próximo mês para decidir sobre o modelo, etc.” e acrescentou: “Nada foi decidido desta vez."

No entanto, após a entrada na Coreia de aviões de passageiros pertencentes à brasileira Embraer, desde o ano passado têm sido vistos por todo o lado sinais de que as perspectivas para a entrada de aviões de transporte a jato, uma aeronave militar, também são muito promissoras.

De acordo com o plano de desenvolvimento de aeronaves de transporte em grande escala lançado em 2021, as aeronaves de transporte de médio a grande porte produzidas internamente poderão iniciar a produção em massa por volta de 2035, após dois anos de pesquisa avançada e 7 a 9 anos de desenvolvimento de sistemas. Os custos de desenvolvimento são de 3 trilhões de won, os custos de produção em massa são de 18 trilhões de won, ou cerca de 90 bilhões de won por unidade.

O tamanho do mercado global de aeronaves de asa fixa é de aproximadamente 360 ​​trilhões de won, dos quais 11% (53,4 trilhões de won) são aeronaves de transporte e 22% (99,9 trilhões de won) são aeronaves de missão especial com a mesma plataforma das aeronaves de transporte. Um funcionário da indústria da aviação disse: “Se desenvolvermos de forma independente uma plataforma de aeronaves de transporte produzidas internamente, a Coreia, que não exportou nem mesmo uma única aeronave de transporte, não apenas criará demanda interna, mas também abrirá caminho para a entrada de aeronaves de transporte e especiais no mercado de aeronaves de missão, que representa 33% do mercado de asa fixa (aproximadamente KRW 153 trilhões).”, ele disse. Em particular, ter uma plataforma de transporte abrirá caminho para o desenvolvimento de aeronaves civis de passageiros de médio porte no futuro.

O KC-390 proposto pela Embraer é baseado na aeronave militar de transporte tático turbofan C-390 desenvolvida pela Embraer. Mede 33,43 m de comprimento, 11,43 m de altura e 33,94 m de largura, e tem capacidade máxima de carga de 26 toneladas.

Os militares sul-coreanos alegadamente solicitam a capacidade de transportar até 30 toneladas de carga, uma capacidade de voo de até 900 km/h e um alcance de 7.000 km. O motor do avião deve ser dois turbofans como o KC-390.

A Embraer é o terceiro ou quarto maior fabricante de aeronaves do mundo, depois da Boeing e da Airbus, juntamente com a canadense Bombardier.

Se os resultados da avaliação atual da DAPA forem confirmados, será o primeiro caso de introdução de aeronaves militares brasileiras. No entanto, sabe-se que há vozes dentro da Força Aérea que se opõem ao C-390 brasileiro, dizendo que há poucos países onde ele opera e que o apoio logístico de acompanhamento e as capacidades de transporte em grande escala não são claras.

Um funcionário da Lockheed Martin explicou: “Mais de 500 C-130J foram produzidos e vendidos em 22 países”, acrescentando: “É uma aeronave de transporte que já foi comprovada em termos de custos de manutenção, operação e reparo em qualquer lugar do mundo. ” Em comparação, o número de C-390 está aumentando no Brasil, Portugal, Hungria e Holanda, mas é relativamente mais fraco em termos de desempenho e manutenção em comparação com o C-130J.

O próximo modelo de aeronave de transporte em grande escala será finalizado pelo Comitê de Promoção do Programa de Aquisição de Defesa no dia 4 do próximo mês.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque