Pesquisar este portal

12 novembro, 2023

Mais de 95% dos massacres com armas de fogo nos EUA ocorreram em "zonas livres de armas"


*LRCA Defense Consulting - 12/11/2023

A pesquisa realizada pelo Dr. John R. Lott Jr. - Conselheiro Sênior de Pesquisa e Estatística do Departamento de Justiça dos EUA - sob o título "Detalhando dados de tiroteios públicos em massa de 1998 a maio de 2022: informações sobre armas usadas; zonas livres de armas; dados demográficos raciais, de idade e de gênero", publicada em maio de 2022 pelo instituto americano Crime Prevention Research Center (Centro de Pesquisa de Prevenção do Crime), traz algumas conclusões interessantes sobre a maioria dos tiroteios públicos havidos nos EUA.

Entre outras descobertas, a mais significativa é que 9 em cada 10 ataques ocorrem em zonas livres de armas (gun-free zone), embora durante um período mais longo, desde 1950, 96% dos ataques tenham ocorrido em zonas livres de armas.

Cinemas, escolas e universidades, por exemplo, são pontos em que o cidadão não pode portar armas nos EUA, sob pena de se submeter a rigorosas punições previstas em lei. Contudo, pessoas que estão decididas a cometer um massacre não seguem as leis.

Segundo Bene Barbosa - bacharel em Direito, especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil - declarou ao jornal Gazeta Mercantil em reportagem intitulada "Áreas livres de armas legais, mas não de loucos":
- "Ao se pesquisar tecnicamente os massacres registrados mundo afora, tem-se nítida a constatação de que o fato de terem ocorrido em locais onde armas são proibidas não é coincidência. Ao contrário, o que se vê, sobretudo quando o assassino permanece vivo, é a escolha criteriosa desses locais para os ataques, pois ali não há chance de reação da vítima, o que pode impedir a ação, cessando sua investida".

O fato é que as pessoas más não querem disparar contra locais onde possam encontrar resistência armada. Eles escolhem escolas, festivais de música (como em Israel, recentemente), cinemas e outros alvos fáceis para realizar massacres, onde é provável que seja encontrada pouca ou nenhuma resistência armada.

A lógica é simples. Pessoas armadas são mais difíceis de matar do que pessoas desarmadas. Balas voando em ambas as direções, especialmente na dos bandidos, dão a estes algo a considerar seriamente antes de atacar. 

Em síntese, assassinos em massa, terroristas ou quaisquer outros tipos de bandidos não querem tiros vindo em sua direção. Obviamente, preferem alvos indefesos, fáceis de atacar e que não possam reagir com a mesma força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque