Pesquisar este portal

12 dezembro, 2023

IACIT assina contrato histórico com a Marinha para fornecimento de dados do Radar OTH 0100


*LRCA Defense Consulting - 12/12/2023

A IACIT assinou hoje (12) um contrato histórico com a Marinha do Brasil para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte - OTH 0100, instalado no sítio do Farol do Albardão (RS).

Em 2012 a IACIT iniciou o desenvolvimento de uma Plataforma HF para radares, projeto que teve início com apoio da FINEP que subsidiou 50%.

O objetivo era ter uma base tecnológica para o desenvolvimento de radares OTH iniciando pelo RADH 0200 para monitoramento meteorológico da superfície marítima, o Radar Surfacewave para vigilância de embarcações das 200 MN chegando ao radar Skywave para vigilância do espaço aéreo, completando a linha de radares.

Em 2014 foi concluída a versão RADH para meteorologia oceânica e, em 2015, foi iniciada a obra de infraestrutura e instalação da versão OTH 0100 - radar em HF para vigilância marítima além do horizonte, que foi concluído e validado em 2018.

Parcerias estratégicas contribuíram para o sucesso do projeto. A Marinha, com a disponibilização do sitio de Albardão, e a Elta System com a transferência de tecnologia que viabilizou a aceleração do projeto.

Continuando a linha de evolução, a empresa iniciou, em julho de 2023, o desenvolvimento do Processador para o radar Skywave com apoio da FINEP.

Hoje, com a assinatura do contrato, a IACIT passou oficialmente a contribuir com a vigilância das águas territoriais brasileiras, via Marinha do Brasil.

O evento contou com as presenças do Alte de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material de Marinha; do Vice-Alte Celso Mizutani Koga, Diretor de Gestão de Programas da Marinha; do Comandante Josmar Freitas - Capitão de Mar e Guerra; do Vice-Alte Paulo José Rodrigues de Carvalho; e do presidente da IACIT, Luiz Teixeira.

A IACIT manifesta sua confiança de que atingirá a meta de trazer para o Brasil a autonomia tecnológica neste segmento, haja vista ter pessoas e tecnologias para, com apoio das Forças Armadas e dos incentivos para PD&I, ter um país com capacidade para proteger sua soberania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque