Pesquisar este portal

26 março, 2024

América do Sul e Indonésia de olho no Netra AEW&C da Índia, em plataforma Embraer ERJ 145

Aeronave Netra AEW&C MkI, construída em plataforma Embraer ERJ 145

*India Defence - 26/03/2024

Os ambiciosos avanços da Índia no desenvolvimento da defesa autóctone estão a atrair a atenção na cena internacional.

Fontes indicam um interesse crescente das nações sul-americanas e da Indonésia no Sistema de Alerta Antecipado e Controle Aerotransportado Netra (AEW&Cs), marcando um avanço potencial para o setor de exportação de defesa do país.

A vantagem Netra
Desenvolvido pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) da Índia, o Netra oferece uma potente solução de vigilância aérea e comando e controle.

A Força Aérea Indiana (IAF) atualmente possui três aeronaves Netra AEW&C MkI, construídas em plataformas Embraer ERJ 145. Estas proporcionam uma cobertura de 240 graus com os seus sistemas de radar concebidos de forma autóctone, aumentando significativamente a capacidade da Índia de monitorizar e gerir o seu espaço aéreo.

Capacidades crescentes
Reconhecendo o valor tático do Netra, a IAF está expandindo a sua frota. Seis Netra AEW&C MkIA adicionais – uma variante aprimorada do MkI – estão em processo de aquisição (também sobre plataforma Embraer ERJ 145).

Além disso, a Índia prevê adquirir seis AEW&Cs Netra Mk II. Estes utilizarão a fuselagem do Airbus A320, prometendo maior resistência e maior consciência situacional.

Implicações estratégicas das exportações Netra
O crescente apelo de exportação do Netra destaca a emergência da Índia como um fornecedor credível de tecnologia de defesa. As exportações bem-sucedidas trariam estas capacidades vitais de alerta precoce às nações parceiras, reforçando a segurança regional.

Além disso, afirmaria o progresso da Índia no desenvolvimento de sistemas militares avançados e exportáveis, abrindo portas a novas colaborações e solidificando a sua posição como um interveniente-chave no mercado de defesa global.

A evolução da indústria de defesa da Índia

O interesse nos Netra AEW&C reflete uma mudança mais ampla no setor de defesa da Índia. A iniciativa do governo “Make in India” alimenta a autossuficiência e o foco na exportação de tecnologias desenvolvidas internamente.

O sucesso de plataformas como a Netra mostra os resultados deste esforço, incentivando um maior investimento e um papel mais proeminente para a Índia no comércio global de armas.

Conclusão​
Os Netra AEW&Cs da Índia parecem preparados para deixar sua marca tanto nacional quanto internacionalmente.

O investimento contínuo no programa, juntamente com exportações bem sucedidas, poderá assinalar um ponto de viragem para o sector de defesa da Índia, gerando parcerias estratégicas e posicionando a nação como uma importante fonte de tecnologia militar avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque