Pesquisar este portal

25 março, 2024

Embraer, Atech e XMobots participam, junto com Saab e FMV, de encontro científico binancional Brasil-Suécia patrocinado pelo ITA


*LRCA Defense Consulting - 25/03/2024

O Encontro Técnico-Científico realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com representantes da parceria binacional entre Brasil e Suécia apontou resultados positivos obtidos em pesquisas sobre Estudos do Domínio Aéreo (ADS, na sigla em inglês). As atividades aconteceram entre os dias 11 e 14 de março, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e possibilitaram a discussão sobre os próximos avanços nas áreas analisadas.

A reunião foi organizada pelo Laboratório de Pesquisa em Concepção de Sistemas Complexos (CONCEPTIO) do ITA, que concentra parte dos estudos teóricos desenvolvidos até agora. No local, são pesquisados, entre outros projetos, o Safe Integration of different Manned and Unmanned Aircraft into non-segregated Airspace (SIMUA) e o Virtual Demonstrator (VD), que têm como objetivo, por exemplo, compreender a segurança do espaço aéreo com a integração de diferentes tipos de aeronaves, tripuladas ou não, permitindo a inserção de novas tecnologias em benefício da sociedade.

Durante os quatro dias de encontro, foi possível verificar a troca de conhecimentos entre os pesquisadores brasileiros e suecos e a definição dos próximos passos que fortalecerão as colaborações entre as empresas e instituições envolvidas nos dois países. Entre as soluções positivas apresentadas estão a demonstração da integração do projeto Human-Machine Interface (HMI) com a Arena VD, mostrando ser essa uma excelente ferramenta para a validação de conceitos operacionais, além dos resultados obtidos na área de detecção de colisões, com avanços significativos nas tecnologias de segurança aérea.

O coordenador acadêmico dos projetos SIMUA e VD, Professor Doutor Christopher Shneider Cerqueira, afirmou que o encontro técnico-científico representa mais um passo significativo na cooperação aeronáutica Brasil-Suécia, “destacando o compromisso conjunto com a excelência na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor aeroespacial”. “Essa visão compartilhada de inovação certamente impulsionará ainda mais os projetos em andamento”, avaliou.

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, atividades como essa reforçam que “o Instituto mantém ativo seu papel com a sociedade brasileira, colocando o país como protagonista em desenvolvimento de tecnologias disruptivas”. “Os resultados destes trabalhos serão verificados, no futuro, no dia a dia das pessoas e nós ficamos honrados em fazer parte desse progresso”, apontou.  

Participantes
Do Brasil, participaram do encontro técnico-científico representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do ITA, além das empresas Embraer, XMobots e Atech (Grupo Embraer). Já da Suécia, estão estiveram representantes das Universidades de Linköping (LiU) e Mälardalen (MDU), além das empresas Saab, INNOVAIR (programa nacional de inovação estratégica da Suécia para a aeronáutica), Luftfartsverket (Autoridade de Aviação Civil Sueca) e Försvarets Materielverk - FMV (Administração de Material de Defesa da Suécia).

Futuro
Os estudos na área do ADS abordam temas como sistemas tripulados e não tripulados; navegação aérea e aprendizado de máquina. As atividades são exemplos de resultados positivos oriundos da interação da tríplice hélice da inovação, envolvendo o governo, a academia e a indústria. O encontro da última semana foi mais um dos realizados no ITA desde o início da parceria binacional entre Brasil e Suécia.

Durante as discussões em grupo, foram abordados diversos cenários e soluções relacionadas ao domínio aéreo e, em cada tópico, desde avanços teóricos até simulações operacionais, surgiram percepções valiosas para o progresso da área. Além disso, houve uma reiteração constante da importância da segurança dos drones e da conformidade com as regulamentações em todas as áreas de operação, ênfase que destacou a necessidade de garantir práticas responsáveis para promover um ambiente aéreo seguro e harmonioso, ressaltando a importância fundamental da consciência situacional no domínio aéreo.

Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, o Major Especialista em Controle do Tráfego Aéreo Cristian da Silveira Smidt, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), avaliou que “os avanços que podem surgir dessa parceria demonstram a confiança na capacidade de ambos os países em impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento no setor aeroespacial”. “As discussões sobre o futuro das operações Unmanned Traffic Management, as tecnologias envolvidas e as incertezas enfrentadas no controle do espaço aéreo foram enriquecedoras”, concluiu.

Assuntos extrapauta?
Embora nada tenha sido divulgado sobre assuntos extrapauta, é relevante chamar a atenção para as empresas e entidades governamentais brasileiras e suecas envolvidas no evento. Embraer e Atech possuem estreita cooperação com a Saab na fabricação do Gripen e nos planos da primeira para vender o KC-390 aos suecos, enquanto a XMobots recebeu duas grandes injeções de capital da Embraer. INNOVAIR, Luftfartsverket  e Försvarets Materielverk são entidades suecas decisivas para qualquer assunto sobre aeronáutica no país.

Sendo assim, esta Consultoria relembra abaixo algumas dessas relações.

Embraer, Atech e Saab
A Embraer, liderando um consórcio de empresas brasileiras de alta tecnologia (AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra, Atmos e outras), está fabricando os caças suecos Gripen E no Brasil desde 09 de maio de 2023, e teve um papel significativo no desenvolvimento da versão biplace Gripen F para a Força Aérea Brasileira.

A Embraer e a Saab anunciaram,em 11 de abril, na LAAD 2023 no Rio de Janeiro, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para aprofundar a colaboração no caça JAS 39 Gripen e oferecer o avião de transporte C-390 Millennium da empresa brasileira à Força Aérea Sueca. O último esforço incluirá a avaliação da integração de equipamentos e sistemas fabricados pela Saab no C-390. Os parceiros explorarão novas oportunidades de negócios, como possíveis pedidos futuros para o Gripen fabricado pela Saab no Brasil e em outras partes da América do Sul. O resultado será uma maior colaboração Embraer/Saab em futuros programas Gripen.

A entrada da Suécia na OTAN deverá forçar o país a procurar com urgência uma aeronave de reabastecimento em voo (REVO) para seus caças Gripen, a fim de atender à exigência da Aliança.

Assim, somando-se essa necessidade premente da Suécia à exitosa parceria da empresa sueca Saab AB com a Embraer (que resultou no caça brasileiro F-39 Gripen), não é difícil considerar que um possível negócio envolvendo o KC-390 seja a solução mais adequada, rápida e eficaz para a Forçan Aérea Sueca, haja vista já existir todo um arcabouço tecnológico comum envolvendo empresas dos dois países e, também, o fato de o KC-390 ser uma aeronave multimissão, ou seja, além do reabastecimento em voo, pode ser usado para transporte de tropas e equipamentos militares, lançamento de paraquedistas, missões humanitárias e outras.

Embraer e XMobots
No dia 20 de setembro de 2022, a Embraer anunciou a assinatura de acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa localizada em São Carlos (SP), classificada como a maior companhia de drones da América Latina e fabricante do Nauru 1000C, o RPAS CAT 2 (Remotely Piloted Aircraft System) selecionado pelo Exército Brasileiro para missões ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento), pesando 150kg.

O negócio tem os objetivos de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, explorar conjuntamente novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como da Embraer-X. Além disso, a Embraer poderá abrir as portas do mercado internacional para a XMobots por meio de sua imensa e capilarizada rede mundial de clientes, escritórios, manutenção e parceiros.

No final de janeiro deste ano, a imprensa noticiou um novo aporte da Embraer na XMobots. Embora não tenha sido divulgado o valor ou o percentual da participação adquirida, é lícito acreditar que tenha sido substancial, haja vista que dificilmente esta última teria condições para bancar sozinha um investimento da amplitude que está fazendo, praticamente dobrando o quadro de funcionários.

Considerando as parcerias estratégicas que a 3ª maior fabricante mundial de aeronaves tem com Saab, BAE Systems, Thales, L3 Harris e com outras gigantes mundiais do Setor de Defesa, além de sua inequívoca expertise em aeronaves de todo o tipo e, no segmento de eVTOL, em conjunto com sua spin-off  Eve Air Mobility, também é bastante provável admitir que a gigante brasileira do setor aéreo possa estar com intenção de ingressar com força no cobiçado, enorme e bilionário mercado internacional de drones militares e civis. 

*Com informações do ITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque