Pesquisar este portal

18 junho, 2025

Lituânia escolhe o Embraer C-390 Millennium para fortalecer sua prontidão militar

Lituânia deverá adquirir três unidades do C-390

*LRCA Defense Consulting - 18/06/2025

O Ministério da Defesa Nacional da Lituânia anunciou que o C-390 Millennium da Embraer foi escolhido como a aeronave de transporte militar de próxima geração do país.

Esta decisão marca um passo significativo para o aprimoramento da prontidão operacional e da interoperabilidade da Lituânia com os países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e abre caminho para o processo de aquisição de acordo com os procedimentos e a legislação nacionais.

“Estudamos cuidadosamente os diversos tipos de aeronaves de transporte militar disponíveis no mercado e nossa avaliação demonstrou claramente que o C-390 Millennium é a plataforma mais adequada para atender às nossas necessidades operacionais militares nacionais. Portanto, a Lituânia escolheu a Embraer para futuras negociações e espera finalizar o contrato de aquisição nos próximos meses”, disse Loreta Maskaliovienė, Vice-Ministra da Defesa Nacional da Lituânia.

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelas autoridades lituanas. Esta seleção reflete o compromisso da Embraer com o fortalecimento das capacidades de defesa na Europa. Nesse sentido, o C-390, com sua versatilidade, desempenho e interoperabilidade com a OTAN, é a plataforma ideal — prontamente disponível para realizar as missões mais exigentes”, disse Bosco Da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O C-390 Millennium é uma aeronave de última geração projetada para operar em ambientes austeros e sob condições exigentes, oferecendo velocidade, capacidade de carga útil e flexibilidade de missão superiores.

Sua seleção alinha a Lituânia a um número crescente de aliados europeus e da OTAN, incluindo Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia, que também escolheram o C-390 para modernizar suas forças aéreas. Ao adotar o C-390 Millennium, a Lituânia aumentará significativamente suas capacidades operacionais, beneficiando-se do ecossistema e das sinergias presentes na Europa em termos de suporte e treinamento.

Esta decisão estratégica, que abre caminho para a aquisição de três C-390, marca um passo significativo para aumentar a prontidão operacional e a interoperabilidade da Lituânia com outros membros da OTAN. O acordo incluirá cooperação industrial que proporcionará oportunidades para capacidades de MRO, coprodução de peças e parcerias com institutos de conhecimento.

Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira em 2019, na Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, na Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.

O C-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e por distâncias maiores, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho. A aeronave pode ser configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação C-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro C-390 através de pods instalados sob as asas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque