Pesquisar este portal

09 julho, 2025

Indonésia e Brasil prontos para colaborar em mísseis e submarinos, diz presidente indonésio

 

*ANTARA - 09/07/2025

O presidente Prabowo Subianto declarou que ele e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva concordaram que os dois países colaborariam no desenvolvimento de tecnologia relacionada a mísseis e sistemas submarinos.

Em uma reunião bilateral entre os governos indonésio e brasileiro, liderada pelo presidente Prabowo e pelo presidente Lula, os dois países concordaram em aumentar a cooperação em vários setores, incluindo economia, comércio, agricultura, educação, defesa e indústria de defesa.

Sistemas de mísseis e submarino

"Nossas Forças Armadas têm utilizado extensivamente os equipamentos e produtos de defesa do seu país, e queremos continuar essa cooperação por meio da produção conjunta e da transferência de tecnologia. Também queremos aumentar os exercícios militares conjuntos e a colaboração tecnológica em sistemas de mísseis e submarinos", disse o Presidente Prabowo durante um pronunciamento conjunto com o Presidente Lula no Palácio do Planalto, em Brasília, na quarta-feira (9 de julho).

A coletiva de imprensa conjunta encerrou a visita de Estado do Presidente Prabowo ao Palácio do Planalto, resumindo os resultados do encontro bilateral entre o Presidente Prabowo e o Presidente Lula.

Na declaração conjunta, o Presidente Prabowo também enfatizou que a Indonésia implementará imediatamente o Acordo de Cooperação de Defesa (DCA) entre a Indonésia e o Brasil, que foi ratificado em lei em 30 de setembro de 2024.

Alguns dos equipamentos de defesa fabricados no Brasil atualmente utilizados pela Indonésia incluem o caça tático EMB-314 Super Tucano e o veículo lançador de foguetes Astros II MK6.

Outras cooperações
Não apenas no setor de defesa, o Presidente Prabowo e o Presidente Lula também concordaram em aumentar a cooperação nas áreas de agricultura e segurança alimentar, energia, especialmente a transição para energia limpa, comércio e investimento, especialmente em relação à Agência de Gestão de Investimentos de Danantara (BPI).

A delegação do Governo da República da Indonésia que acompanhou o Presidente Prabowo na reunião bilateral foi composta pelo Ministro Coordenador de Alimentos, Zulkifli Hasan, pelo Ministro de Energia e Recursos Minerais, Bahlil Lahadalia, pelo Ministro do Comércio, Budi Santoso, pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Brian Yuliarto, pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores, Arrmanatha Christiawan Nasir, pelo Secretário de Gabinete, Teddy Indra Wijaya, e pelo Embaixador da Indonésia no Brasil, Edy Yusup.

Enquanto isso, o Presidente Lula estava acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pelo Ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, José Wellington Barroso de Araújo Dias, pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo Assessor da Presidência, Celso Amorim, e pelo Embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque