*LRCA Defense Consulting - 05/07/2025
A matéria a seguir é mais uma onde um especialista militar ucraniano recomenda o uso do A-29 Super Tucano para o combate aos drones russos do tipo Shahed. Ela foi escrita no bojo do cenário da guerra Rússia X Ucrânia, após a terceira aeronave F-16 ter caído.
O F‑16 ucraniano pilotado por Maksym Ustymenko - um destacado militar ucraniano - caiu após sofrer danos enquanto abatia o sétimo alvo durante uma massiva ofensiva russa – composta por 477 drones “Shahed” e 60 mísseis na noite de 28 para 29 de junho de 2025. Durante o engajamento, seu caça foi atingido, perdeu altitude e o piloto não teve tempo para ejetar. Ainda assim, Ustymenko conseguiu desviar a aeronave de áreas residenciais antes de falecer de maneira heróica no impacto.
O autor da matéria, Oleksandr Kovalenko, é um conhecido colunista militar e político do grupo Resistência à Informação.
Risco para o avião e o piloto: Kovalenko explicou por que Ustimenko caiu
*YHIAH, por Iryna Pohorila - 29/06/2025
O especialista observou que os F-16 ocidentais não foram projetados para destruir "shaheeds" e explicou por que a tragédia pode ter acontecido.
A nova tragédia com o F-16 prova que o caça a jato não foi projetado para abater alvos subsônicos "parados".
Isso foi afirmado pelo observador político-militar Oleksandr Kovalenko. "A operação de um caça a jato com canhão automático sobre um Shahed-136 'parado', que agora não só tem uma ogiva de 90 kg, mas também está coberto de estilhaços, representa o maior risco para a aeronave e para o piloto", explicou o especialista.
Kovalenko enfatizou que, para abater os "shaheeds", é necessário o uso de aeronaves leves turboélice. Por exemplo, o Embraer EBN-314 Super Tucano, ou helicópteros de ataque leve, como o Bell AH-1Z Viper. No entanto, como observou o especialista, a Ucrânia não possui essas máquinas em serviço.
Além disso, como Kovalenko observou, as oportunidades disponíveis para sua aquisição são "descaradamente ignoradas", resultando no "autossacrifício do sangue azul da nossa nação".
O que se sabe sobre a morte do piloto Maksym Ustymenko
Na noite de 29 de junho, durante uma missão de combate, o piloto de um caça F-16, Maksym Ustimenko, caiu. Ele conseguiu desviar o caça danificado para longe da área urbana, mas não teve tempo de ejetar.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, instruiu a investigar como ocorreu a tragédia com Maksym Ustimenko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).