*Bladi.net, por Silvano - 11/07/2025
Um passo importante foi dado rumo à aquisição pelo Marrocos da aeronave de transporte militar KC-390 Millennium. Segundo fontes próximas às negociações, o reino entrou em fase avançada de negociações com a Embraer para a aquisição de sua aeronave militar brasileira, como parte de um contrato estimado em mais de US$ 600 milhões, segundo a imprensa brasileira.
Essas negociações ocorrem após a assinatura, por Rabat, de um acordo de cooperação com a Embraer. Além da venda de aeronaves para o Reino do Marrocos, o acordo também inclui suporte logístico, serviços de manutenção e treinamento de pilotos e técnicos marroquinos. Segundo a mídia brasileira, uma possível concretização dessa venda fortaleceria a posição da indústria de defesa brasileira no setor de aviação militar em nível internacional e contribuiria para melhorar a prontidão operacional das Forças Armadas Reais Marroquinas. Essa venda seria uma das maiores já concluídas pela Embraer com um país do continente africano.
Projetado para atender às necessidades estratégicas das Forças Armadas em termos de transporte e intervenção rápida, o KC-390 Millennium se destaca por sua capacidade de transportar veículos de combate pesados com peso superior a 25.500 kg, além de um amplo compartimento de carga que permite o transporte de diversos equipamentos. Esta aeronave também se destaca por sua grande flexibilidade operacional, compatível com os requisitos das guerras modernas e de diversas missões.
O KC-390 Millennium é atualmente utilizado por diversos exércitos ao redor do mundo, incluindo os de países membros da OTAN, como os exércitos português e holandês, que possuem cinco unidades deste modelo cada, bem como o exército húngaro, que possui duas, de acordo com o site do fabricante. Outros países, como Coreia do Sul e Áustria, também utilizam esta aeronave.
A aquisição do KC-390 Millennium deve contribuir para o fortalecimento das capacidades logísticas e aéreas da Royal Air Force (RAF).
===xxx===
Saiba mais:
- Embraer aposta no Marrocos: contrato militar, transferência de tecnologia e ecossistema aeronáutico em pauta
- Embraer avança na busca de parcerias firmes no Marrocos e na Tunísia
- Embraer desenvolve sua cadeia de suprimentos no Marrocos
- Marrocos e Brasil constroem pontes militares transatlânticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).